As ocorrências de furtos diversos e furtos de celulares estão em queda desde o mês de abril deste ano. Dados divulgados pela 1ª Cia. da Polícia Militar indicam que enquanto em março ocorreram 37 furtos diversos e 10 de aparelhos celulares, totalizando 47 tipos desses delitos; em abril o total de furtos diversos foi de 40 e 11 de celulares, somando no mês 51.

No mês de maio, o total de furtos no geral foi de 34, sendo 27 de furtos diversos e 7 de aparelhos celulares. No mês passado, a Polícia registrou 23 furtos diversos e 3 de celulares e neste mês de julho até o dia 18 aconteceram 18 furtos diversos e 2 de celulares.

Os dados mostram ainda que nos meses de janeiro e fevereiro ocorreram 65 casos de furtos diversos e 14 de celulares.

A Polícia explica que furtos são delitos sem o emprego de violência. O capitão Marcelo Cavalcante, comandante da 1ª Cia. de Dracena analisou os números e disse que a diminuição de furtos a partir de abril mostra que a Polícia conseguiu restabelecer a situação, porque nos três primeiros meses de 2019 houve uma leve alta.

Para ele, neste mês qualquer número abaixo de 23 furtos será o recorde para Dracena, o menor índice já registrado. Cavalcante acredita que tanto a redução de furtos e furtos de celulares começou cair graças as campanhas feitas junto a população e as ações de patrulhamento e diligências da Polícia Militar direcionadas aos locais onde ocorreram os delitos  e  as operações da Polícia Civil que resultaram nas prisões dos autores que estão respondendo pelos crimes.

OUTROS CRIMES

Segundo o capitão, neste ano com relação aos crimes de roubos e furtos de veículos, Dracena está há vários meses sem registrar ocorrências desses tipos e os poucos que ocorreram teve a repressão imediata da Polícia e os autores se encontram presos.

Cavalcante explicou que no roubo, os infratores usam a violência. “Nossa região é considerada a mais segura do País por conta do número baixo de crimes”.

Já os números de homicídios tiveram um leve aumento na área da 1ª Cia. este ano sendo quadro no total, sendo um que resultou a morte de um comerciante em Dracena, outro ocorrido em Ouro Verde e dois casos de feminicidio, um na cidade e o outro em Junqueirópolis. O capitão ressaltou que os autores foram presos. Disse ainda que a redução criminal é graças aos trabalhos dos policiais que de forma ágil e rápida conseguem identificar quem são os autores e fazem diligências prendendo-os. “Isso é mérito dos policiais que atuam na área da 1ª Cia. da Polícia Militar de Dracena”, concluiu o capitão Cavalcante.

Capitão Marcelo Cavalcante, comandante da 1ª Cia. de Dracena confirmou a redução de furtos e de roubos na cidade (Marcos Maia)