Está definido o primeiro duelo das quartas de final do Campeonato Paulista. Pela terceira vez em quatro anos, Corinthians e Ponte Preta se encontram por um lugar na semifinal. Com o Timão classificado há tempos, a Macaca garantiu a vaga na noite de sexta-feira, 3, com duas rodadas de antecedência, sem entrar em campo. A derrota do Audax para o XV de Piracicaba por 1 a 0, em Osasco, foi suficiente para assegurar ao time de Campinas a vice-liderança do Grupo 2.
Como ficou nos 19 pontos, com apenas mais três em disputa, o Audax não tem mais como ultrapassar a Macaca, com 24 e que joga pela 14ª rodada neste domingo, contra o Penapolense, às 18h30, no Moisés Lucarelli. A situação dá tranquilidade para Guto Ferreira planejar os dois compromissos finais da primeira fase. Além do Penapolense, tem pela frente o Capivariano, quarta-feira, fora de casa.
Será uma espécie de tira-teima entre Corinthians e Ponte na história recente do Paulistão. Enquanto a Macaca levou a melhor em 2012 e eliminou o Timão ao fazer 3 a 2 no Pacaembu, o Corinthians deu o troco e passou pela Ponte na temporada seguinte com uma goleada por 4 a 0 em Campinas. Por conta da melhor campanha, o mando fica com o Corinthians, na arena. Será o único confronto das quartas entre times da elite nacional.
São Paulo, Palmeiras e Santos também já estão garantidos na liderança de suas respectivas chaves e estão no aguardo dos adversários. Se o campeonato terminasse hoje, o RB Brasil enfrentaria o Tricolor, o Botafogo pegaria o Verdão e o XV (que bateu o Audax) duelaria com o Peixe. Com a última rodada da primeira fase na quarta-feira, as quartas serão disputadas já no próximo fim de semana (sábado, 11, e domingo, 12).