Representantes da Associação Dracenense de Esporte e Cultura (Adec), que representa a colônia japonesa na cidade, estiveram ontem na redação do JR para divulgar o lançamento oficial do 9º Imin Fest, evento tradicional que acontece anualmente. O presidente e vice da Adec, Hermes Tamura e Mitsuo Takahashi acompanhados ainda de Alberto Yamamoto, coordenador geral do evento e Hideki Okamoto, diretor de cultura falaram sobre o Imin.
Segundo eles, o Imin Fest tem entre outros objetivos preservar a cultura japonesa, a arte, as comidas típicas e também comemorar os 111 anos da imigração japonesa no Brasil e os 71 anos da colônia japonesa em Dracena.
Os integrantes da Adec informaram que o Imin Fest do ano passado foi um sucesso; reuniu quatro mil pessoas e para este ano, a expectativa é receber um público maior. Hermes Tamura e Alberto Yamamoto explicaram que o evento envolve toda a colônia japonesa, porque já se tornou uma tradição e é aberto a toda comunidade local e regional.
A festa vai acontecer nos dias 13 e 14 de setembro, a partir das 19 horas com entrada franca, no salão da Adec.
A programação da festa terá exposições de ikebana, bonsai, origami e artesanato, atrações de karaokê, taikô, danças típicas, shows musicais com artistas profissionais e a gastronomia com vasto cardápio, entre as delícias, o sorvete frito e yakissoba.
Hermes Tamura disse que na festa do ano foram consumidos cerca de mil pratos de yakissoba e 1.200 sorvetes fritos.
O Imin Fest de Dracena é o maior evento da colônia japonesa na cidade e por isso, os organizadores esperam atrair cinco mil pessoas neste ano.