A ‘Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla’ foi concluída na quarta-feira, 28, com o tema deste ano: ‘Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas’.
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) local promoveu várias atividades parar marcar a Semana Nacional iniciada na semana que passou – quarta-feira, dia 21.
No último dia 22, a Apae recebeu grupo de alunos do curso Técnico em Enfermagem da ETEC Carmelina Barbosa (Centro Paula Souza), acompanhados da coordenadora do curso a enfermeira Maria Aparecida Brigo Ortez e as professoras também enfermeiras: Giovana Brito Bertolini Firmino, Glaucia Sampaio e Viviane Gonçalves.
Foi apresentado teatro sobre higiene pessoal, mostrando através de fantoches e de maneira lúdica e adequada aos alunos e destinatários a importância de se manter no dia-a-dia, hábitos de higiene.
Na quarta que passou a Apae abriu mais uma vez suas portas para a comunidade em geral apresentando a realidade da escola e seus desafios.
A coordenadora de saúde da Apae, a enfermeira Cristina Batista Fabbro contou que o público pôde acompanhar a apresentação de seis vídeos com as histórias de seis famílias que têm alunos atendidos na unidade. “Também desenvolvemos um trabalho com os familiares dos nossos alunos”, disse ressaltando que a Apae necessita muito da colaboração financeira da comunidade para sua manutenção e a realização de projetos com o público atendido visando a qualidade de vida deles.
A Apae de Dracena tem 46 anos e atende aproximadamente 210 famílias.
A atividade começou no dia na semana que passou e terminou nesta quarta-feira.