Em nota divulgada nesta quarta-feira (11), a Prefeitura de Adamantina informa que em razão do alerta emitido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) sobre uma onda de calor que está atingindo a cidade e que aponta “grande perigo”, o serviço de coleta de lixo começará uma hora mais cedo nesta quinta-feira (12) e sexta-feira (13).
Com isso, a população deve se atentar e colocar o lixo mais cedo, em relação ao horário habitual, para a coleta. “A Prefeitura de Adamantina pede a compreensão de todos e afirma que tal medida visa preservar a integridade física dos funcionários”.
A medida da Prefeitura se ajusta, em caráter cautelar, à onda de forte calor, que nesta terça-feira (10) gerou aleta do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) com grau de severidade identificada como de “grande perigo” para uma faixa territorial que atinge partes dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul – onde insere Adamantina e toda a região da Nova Alta Paulista.
O alerta do INPE está vigente desde 10h52 desta terça-feira e segue até às 23h59 de hoje (veja o alerta). Nesse período, as atividades de trabalhadores municipais, onde há alta exposição ao sol, foram redimensionadas.
De acordo com o alerta do INPE, uma onda de calor, com grau de severidade identificada como de “grande perigo”, atinge Adamantina e região da Nova Alta Paulista. No território do Estado de São Paulo, o alerta se aplica a cidades como Bauru, Araraquara, Piracicaba, Ribeirão Preto, Araçatuba, São José Do Rio Preto, Presidente Prudente, Marília e Assis.
Segundo o alerta, a temperatura está 5ºC acima da média, por período maior do que cinco dias. Ainda de acordo com o alerta, a situação de grande perigo informa como riscos potenciais a hipertermia, com risco de morte.