O número de pacientes em fazer o exame de mamografia no âmbito do Sistema Único de Saúde neste primeiro semestre, já atinge quase que o número de exames realizados no ano inteiro de 2011.
Somente na Empresa Municipal de Saúde em Dracena, que atende a população do município e mais 11 cidades da região são realizados exames de tomografia, litotripsia, ultrassom e mamografia, mais de 1.200 exames são realizados mensalmente. Só de mamografia, a média gira em torno de 30 atendimentos diários.
De janeiro a junho deste ano, já foram registradas 3.005 mamografias, dentre elas, 2.865 pelo SUS; quatro exames particulares e 136 pelo convênio. Enquanto que no ano passado, no ano inteiro foram registradas 4.309 mamografias, das quais 4.058 pelo SUS; sete particulares e 244 pelo convênio.
“As mulheres estão mais preocupadas com a saúde e, por isso, recorrem ao médico para fazer uma auto-avaliação”, afirmou Danilo Rubino Marin, diretor presidente da Empresa Municipal de Saúde.
A fila de espera não ultrapassa uma semana e o paciente recebe o laudo por escrito em até cinco dias.
Na região, apenas a Empresa Municipal de Saúde e o AME, realizam exames de mamografia pelo Sistema Único de Saúde. Alguns pacientes ainda recorrem ao hospital de Presidente Prudente e Marília para também fazer o exame pelo SUS.
A assistência e prevenção do câncer são prioridades na rede do SUS. No primeiro quadrimestre do ano, houve um aumento de 8% da procura de exames de mamografia em todo País. Só no estado de São Paulo foram 412.654 mamografias foram realizadas pelo SUS, segundo as informações do Ministério da Saúde.
CÂNCER – Buscando ampliar o acesso a exames e tratamentos preventivos, o Ministério da Saúde tem investido na ampliação da assistência e prevenção do câncer de mama que é uma prioridade do SUS. O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo, e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom. O Ministério da Saúde já custeou mais de 100 mil procedimentos para quimioterapia do câncer de mama.
MAMOGRAFIA – A mamografia é um tipo de radiografia especial, realizada em aparelhos específicos para avaliação das mamas. Homens e mulheres podem desenvolver câncer de mama. A mamografia de rotina é a melhor oportunidade de detectar precocemente qualquer alteração nas mamas antes até que o paciente ou médico possam notá-las ou apalpá-las. Este exame é ainda o mais eficaz método de diagnóstico para a detecção de câncer de mama, quanto mais precoce a remoção do tumor na fase inicial, a estratégia é mais eficiente na redução da taxa de mortalidade das pacientes e melhor qualidade de vida. A mamografia deve ser feita anualmente a partir dos 40 anos, nas mulheres sem histórico familiar de câncer de mama, podendo iniciar mais precoce para as mulheres de risco, iniciando aos 35 anos.