No último sábado, 28, a Santa Casa de Dracena notificou a Vigilância Epidemiológica de Dracena, por meio da Secretaria de Saúde, que uma criança do sexo feminino com dois anos de idade, foi internada na sexta-feira, 27, na pediatria da Santa Casa com o diagnóstico de meningite.
Nesta mesma data, a VE entrou em contato com a Secretaria de Educação e com a diretora da EMEI Lar Infantil, comunicando o caso e orientando para que fossem tomadas as medidas de prevenção e controle conforme protocolo do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), que são: higienização do ambiente, higienização dos equipamentos, utensílios, brinquedos, móveis, maçanetas e objetos, orientação aos funcionários e alunos quanto à higiene pessoal (lavagem e secagem de mãos). Higiene na manipulação e preparação de alimentos, orientação aos pais pára não enviar criança doente para a EMEI e procurar o serviço de saúde.
A criança encontra-se hospitalizada na Santa Casa de Dracena recebendo tratamento medicamentoso.
O Ministério da Saúde não orienta o fechamento da unidade escolar do paciente com suspeita ou confirmação de meningite viral, sendo a recomendação a higienização do ambiente.