A Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública realizou do dia 4 a 15 de março, a primeira Campanha de Combate a Tuberculose deste ano, em todos os postos de saúde do município.

De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Jaqueline Maria de Souza, nenhum paciente foi diagnosticado com a doença nas unidades de saúde.
Para reforçar a campanha no dia 9 foi entregue nos semáforos com a ajuda dos jovens do Rotaract, panfletos informativos sobre a tuberculose à população.

Jaqueline pontua que mesmo a campanha já ter sido concluída, a orientação é que ao sentir tosse por mais de três semanas, sintoma importante, a pessoa procure um médico. “Todos devem ficar em alerta ao sentir os sintomas, principalmente agora que estamos iniciando um período com temperaturas mais amenas, e o paciente pode confundir pensando em se tratar de gripe e na realidade vir a se uma tuberculose”, diz.

Mesmo fora da campanha, a orientação é que o paciente faça um diagnóstico precoce da doença e evitar a transmissão para parentes e pessoas próximas.
O tratamento para a tuberculose, no Sistema Único de Saúde (SUS), dura seis meses. Quando feito sem interrupções, o paciente deixa de transmitir a doença logo nas primeiras semanas e fica completamente curado.

GRIPE – A Secretaria de Saúde estará realizando do dia 15 a 26 de abril, a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza em idosos, gestantes e pacientes que se classificam em grupo de risco em todos os postos de vacinação do município. Todos devem ficar atentos com essa campanha.