Durante o mês de outubro estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde e na Policlínica (Bairro São Cristóvão) solicitações de mamografia para mulheres de 50 a 69 anos e o agendamento para a coleta do Papanicolau.
No Centro de Saúde Dr. Takashi Enokibara ficará um banco de coleta de lenços que serão doados para pacientes em tratamento nas Instituições de Oncologia, e neste sábado, 5, haverá um ponto de coleta de lenços na Praça Arthur Pagnozzi.
Também nas Unidades de Saúde, os alunos do curso de Enfermagem das escolas técnicas CEP/UME e Professora Carmelina Barbosa vão ministrar palestras de acordo com o cronograma de atividades de cada unidade.
Procure a unidade mais próxima de sua casa e não de esqueça de levar o Cartão Nacional do SUS (CNS).
Dados de 2018
Em 2018 foram realizados 280 exames de mamografia e 329 exames de Papanicolau. A campanha de iniciativa da Prefeitura de Dracena, por meio da Secretaria de Saúde, conta com o apoio do CEP/UME, ETEC Carmelina Barbosa, FUNDEC e AME.
História
O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização voltada à sociedade, mostrando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
O movimento teve início no ano de 1990 em um evento chamado “Corrida pela Cura”, que aconteceu em Nova Iorque, e na medida em que o movimento cresceu, outubro foi instituído como mês de conscientização nacional nos Estados Unidos até se espalhar para o resto do mundo.
A primeira ação no Brasil aconteceu em 2002 em São Paulo, com a iluminação cor-de-rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista (Parque Ibirapuera). A partir de 2008 iniciativas como essa se tornaram cada vez mais frequentes e diversas entidades relacionadas ao câncer passaram a iluminar prédios e monumentos, além de promover outras iniciativas em relação ao Outubro Rosa.
Casos novos de câncer de mama no Brasil
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), aproximadamente 59.700 casos novos de câncer de mama no Brasil em 2018 foram descobertos.
A importância da detecção precoce
Quando descoberto no início, a doença tem aproximadamente 95% de chance de cura. Vários estudos tem confirmado a importância da mamografia na redução da mortalidade pelo câncer de mama. Dependendo do caso inicia-se a mamografia aos 40 ou 50 anos com periodicidade anual ou bianual. (Com informações Diretoria de Comunicação/Prefeitura)