No mês passado, o empresário dracenense do ramo de ótica e relojoaria e aluno do último ano do curso de psicologia da Unifadra, Rubens Neves, correu em uma das maiores maratonas que acontece no Brasil em que qualquer competidor de atletismo sonha estar.
Ele participou e vestiu a camiseta da 32ª maratona internacional de Porto Alegre (RS) e concluiu todo o percurso em 4 horas e 50 minutos. Ele recebeu a medalha e o diploma como todos os corredores.
O dracenense correu no meio de mais de dois mil atletas na prova de 42 quilômetros. Houve cerca de 2.100 participantes e Rubens chegou entre os 1.500 atletas. Correu nos primeiros trinta quilômetros e nos últimos 12 quilômetros intercalou corrida e caminhada, focando em terminar a prova com saúde e atingir a meta de muitos que não conseguiram e abandonaram a prova.
Rubens encarou o evento como um desafio próprio. Mesmo não chegando entre as primeiras colocações, o sentimento é o mesmo que os que chegaram ao primeiro pelotão, entre os campeões. “Completar o percurso já é uma vitória e principalmente no meu caso, com 50 anos de idade. A minha comemoração por ter concluído o percurso em relação aos atletas campeões, é igual. Correndo, andando ou até mesmo se arrastando você percebe que concluir 42 quilômetros é um momento marcante e único. É uma sensação de felicidade, pois a conquista é sua, ou seja, lutei e esforcei para chegar até o fim”, comentou o empresário.
Rubens afirmou que correr é um estilo de vida e quando a pessoa treina e participa não só de uma maratona, mas também de outra competição e consegue terminar a prova, a sensação é de vitória, visto que o desafio é você mesmo e dentro do que foi programado o resultado final pode ser considerado ótimo.
O empresário lembra que há cerca de três anos atrás era uma pessoa sedentária e vivia uma vida de muito estresse. Foi quando tomou a decisão de mudar o foco e começou a fazer a caminhada, o que melhorou seu estilo de vida, além de fazer amizades com pessoas praticam o mesmo esporte.
Ele lembra que antes tinha dificuldades para correr uma quadra, pois não conseguia respirar e agora terminou uma prova de 42 quilômetros.
Antes da prova de rua ele participou de caminhadas e ganhou crescimento psicológico, sempre buscando metas, lutando e se esforçando pelos seus objetivos.
Rubens ressalta que o treinamento e a dedicação são fatores importantes. Antes de iniciar qualquer atividade no esporte passou por exames com cardiologista, nutricionista e por um professor de educação física que ofereceu orientações para não fazer nada além do limite. “Mesmo que seja na academia numa esteira é necessário ter o acompanhamento de um profissional na área de saúde que vê sua real condição e evoluir com segurança. Hoje o meu estilo de vida é a corrida e pretendo continuar por muitos anos”.
Rubens Neves destaca ainda que a pratica de corrida de rua mudou a vida dele para melhor em todos os sentidos e sem deixar de lado o trabalho, a religião, a família e as demais atividades. “Quero frisar a todos que pratico esporte sem a preocupação de estar no pódio ou na classificação. Só pelo fato de concluir a prova e dar um bom exemplo para pessoas da minha idade e aos mais jovens, já está excelente. Aos poucos tento levar meus filhos a praticarem e por isso me considero um vencedor, pois todos podem conseguir. Sou uma pessoa feliz em praticar uma atividade física”, concluiu o empresário.