Representantes da sociedade se reuniram na sede da Secretaria Municipal de Educação de Dracena para participarem da etapa municipal de seleção de trabalhos de estudantes das redes municipal e estadual da cidade, referentes à 6ª Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa.
Trata-se de um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país, sendo uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), por meio do Programa Escrevendo o Futuro.
Fizeram parte da Comissão Julgadora Municipal profissionais de diversos segmentos, conforme indicado em edital, sendo: Antonio Costa da Silva, professor e ator; Marco Antonio Vasconcelos Alencar, poeta e empresário; João Paulo Leopaci Benini, jornalista e secretário municipal de cultura e Maria Esmeralda Poleto Troyano, professora da área de linguagens e gestora escolar, que receberam orientações e acompanhamento das profissionais do quadro desta secretaria, Sandra Maria Mazali, Eunice Giacomini Sales e Thaís Regina Miranda Martins.
A comissão realizou a escolha de um Poema, referente a categoria do 5º Ano do Ensino Fundamental I; uma Memória Literária, referente a categoria de 6º e 7º Anos do Ensino Fundamental II e uma Crônica, referente a categoria voltada para 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental II.
Participaram do concurso as Escola Municipais de Ensino Fundamental e Infantil João Vendramini, Guilherme Tammerik, Profª Luiza Rossa Ribeiro, Professor Sérgio Liberatti, Amador Franco da Silveira e Professor Waldomiro Machado, e também, a Escola Estadual 9 de Julho.
Nesta etapa, as estudantes vencedoras foram Gabriella Alves da Silva da EMEFI Profª Luiza Rossa Ribeiro, na categoria Poema, com o título “Soneto de Minha Cidade”, com orientação da Professora Shirley Sumiko da S. Asahi; Lara Gabrielle Melo da EMEFI Prof. Sérgio Liberatti, na categoria Memórias Literárias, com o título “Em minha cidade pequena”, com orientação da Professora Lailiane da Conceição Santos e Laura Betoli da Silva, na categoria Crônica, com o título “As riquezas de minha cidade”, com orientação da Professora Janete Terezinha Lopes da Silva Morales, sendo todas as estudantes finalistas municipais, representando a cidade de Dracena, que terão suas produções avaliadas a nível estadual e se novamente selecionadas, a nível nacional.
Para a Secretária de Educação de Dracena, Profª Ms. Vanessa Maria Redígolo Castilho, também docente da área de linguagens, “essa oportunidade é muito relevante para os estudantes, professores e demais envolvidos, pois destaca a importância e valorização ao estudo da língua portuguesa, além de oportunizar aprendizagens significativas quando dentro da sala de aula há o espaço para discussões sobre histórias e realidade, como proposto no tema, visando contribuições para o desenvolvimento da cidadania dos alunos”.