A fase de audiências públicas para elaboração e discussão do Orçamento Municipal previsto para o próximo ano foi concluída na quinta-feira passada. A estimativa é de que sejam arrecadados e gastos R$ 136.450.000,00 em Dracena, o que representa 0,33% a mais referente ao estimado para 2019.
O consultor Sérgio Venceslau detalhou na audiência a proposta orçamentária elaborada pela prefeitura e explicou que apesar da arrecadação municipal ter aumentado cerca de 4%, houve “redução nos repasses dos recursos de convênios” previstos para o próximo ano.
As áreas prioritárias na distribuição de recursos públicos em 2020 são: Educação (31%) e Saúde e Higiene Pública (30%), que somadas totalizam mais de R$ 84 milhões. As outras áreas são: Infraestrutura (11%), Administração (6%), Fazenda (5%) e Agricultura (5%), Assistência Social (3%), Esportes (2%), Gabinete (2%), Legislativo (2%), Cultura e Turismo (1%), Planejamento (1%) e Assuntos Jurídicos (1%).
O público que acompanhou a discussão do Orçamento solicitou que fossem detalhados a aplicação dos recursos na área da Educação e Esportes, além de mais informações sobre a previsão de reforma do Teatro Municipal e da Creche do Santa Clara.
Também compareceram à audiência o presidente da Câmara, Milton Polon, os vereadores Célio Ferregutti, Juninho do Esporte, Kielse Munis e Victor Palhares, o contador da prefeitura José Vanderlei Ribeiro Nunes e alunos da 1ª e 3ª série do ensino médio da E.E Eng. Isac Pereira Garcez.
Segundo o professor de português, Rafael Nogueira Perez, a participação dos estudantes “é um estímulo para começar a enxergar a política com outros olhares” e que o jovem precisa questionar mais e buscar conhecimento para melhorar não só a cidade, mas principalmente a realidade que o cerca. O aluno Adilson Gomes Junior (18), disse que, apesar de não se interessar por política, participar da audiência o ajudou a se informar sobre o que acontece no município. Já a aluna Bruna Ferreira Souza (16) afirmou que antes não sabia quais os critérios que a Administração usava para destinar os recursos e por isso “todo cidadão de Dracena tem o direito de saber”.
O vereador Célio Ferregutti, presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, avaliou positivamente a audiência realizada na Câmara, principalmente a presença dos jovens. Afirmou que audiências como estas são instrumentos para a população reivindicar melhorias no seu bairro e fez um apelo para que haja uma maior participação popular nesses eventos.
O Orçamento 2020 aguarda ainda o parecer favorável da Comissão de Finanças e Orçamento para ser votado em plenário ainda este ano. (Com informações assessoria de comunicação/Câmara)