Ontem, 23, pela manhã, o secretário de Esportes de Ribeirão Preto Luchesi Júnior confirmou por telefone a reportagem que os Jogos Abertos do Interior não serão mais realizados naquela cidade. É que o município desistiu de sediar a competição que levaria milhares de atletas na disputa de diversas modalidades.
O problema é que falta pouco mais de um mês para os jogos começarem e o impasse continua na justiça que proibiu o uso das escolas municipais e estaduais para serem utilizadas como alojamento dos atletas. “Não adianta ficar esperando, visto que a justiça ainda não deu parecer favorável e com isso infelizmente já enviamos o ofício a Secretaria de Esportes do Estado confirmando a desistência de ser sede”.
O impasse ocorreu em virtude da ação civil pública proferida pelo promotor Ramon Lopes Neto e confirmado pelo juiz da Vara da Infância e Juventude, Paulo César Gentile, em que Ribeirão não poderia utilizar escolas municipais e estaduais, e também creches, como alojamento para os mais de 20 mil atletas oriundos de 240 municípios.
Segundo notícia divulgada pelo Jornal A Cidade de Ribeirão Preto, com isso, no último dia 17, o secretário de Esportes do Estado de São Paulo, Jean Madeira da Silva, já havia entrado em contato com a prefeita Dárcy Vera (PSD), por meio de um comunicado, “entendendo ser desaconselhável, por hora, a manutenção do município como sede dos 79º Jogos Abertos”.
“Recebi um ofício avisando que, se desrespeitarmos a ação, deveríamos pagar multa diária de R$ 50 mil. Já havia conversado com o Luchesi Júnior [secretário de Esportes de Ribeirão] e o deputado Campos Machado (PTB) sobre a possibilidade de transferir os Jogos para outra cidade, pois estávamos em cima da hora e, desde a semana passada, conseguimos com o prefeito Luiz Marinho, de São Bernardo do Campo, para não correr o risco de ficar brigando e buscando liminares e, com isso, emperrar ainda mais uma competição tão importante”, disse a prefeita Dárcy, durante entrevista coletiva na segunda-feira, 21.
Assim, o Estado de São Paulo articulou com a Prefeitura de São Bernardo do Campo para antecipar a organização dos Jogos no Grande ABC, que aconteceria apenas no ano que vem. A expectativa, porém, é que o evento seja adiado, para que a cidade tenha condições de fazer as adequações finais, como alterar o calendário escolar estadual.
“As tratativas entre a Prefeitura de São Bernardo do Campo e o Estado de São Paulo já definiram a nossa cidade como a sede para os Jogos Abertos deste ano. A única pendência fica por conta da liberação das escolas estaduais para alojar os atletas.
O parque esportivo, que seria utilizado na edição de 2016, não está 100% pronto, mas está em excelentes condições de receber as disputas”, comentou o secretário de Esportes de São Bernardo do Campo, José Alexandre Pena Devesa. Com a solução desta questão, os Jogos devem ser adiados para o dia 23 de novembro.