O primeiro passo do Brasil rumo à Copa do Mundo de 2018 vai ser dado amanhã, 8, em Santiago, diante da seleção chilena. Atual campeã da Copa América, “La Roja” vive o melhor momento de sua história e conta com grandes destaques no elenco, como os meias Valdivia e Vidal e o atacante Alexis Sanchez.
Entretanto, diante da amarelinha, o Chile ainda está engasgado. Os chilenos não vencem o Brasil há 15 anos, desde as eliminatórias de 2002. De lá para cá, foram 14 vitórias do time canarinho e três empates.
No total, Brasil e Chile já se enfrentaram 70 vezes na história, com ampla vantagem para a Seleção Brasileira. Foram 49 vitórias, contra apenas sete derrotas e 14 empates. O ataque brasileiro marcou 161 gols e a defesa levou apenas 59.
A última vitória chilena foi exatamente em Santiago, em 15 de agosto de 2000, em partida das eliminatórias. O ataque vermelho era formado pela famosa dupla Sa-Za, Salas e Zamorano, e bateu a Seleção por 3 a 0. Mesmo com a derrota, o Brasil se classificou e terminou a Copa campeão mais uma vez.
Em partidas pelas eliminatórias, as duas seleções se enfrentaram em dez oportunidades, com sete vitórias brasileiras, dois empates e uma vitória para os chilenos. A última vez que as equipes se encontraram pela competição foi em 9 de setembro de 2009 e terminou em 4 a 2 para a seleção canarinho, com show do atacante Nilmar, que marcou três vezes.
Desta vez, o momento é diferente, e o Chile está confiante devido ao título da Copa América, o primeiro de sua história. Contra um mar de chilenos no Estádio Nacional Julio Martínez, a Seleção entra em campo às 20h30 (de Brasília) desta quinta-feira.