A missa de quarta-feira de cinzas reuniu centenas de fieis nas paróquias de Dracena, dando início ao tempo da Quaresma, período de 40 dias em que os católicos fazem penitência.

Como em todos os anos, também foi lançada a Campanha da Fraternidade que este ano traz o tema “Fraternidade e Juventude”.

Na igreja Nossa Senhora Aparecida (matriz), a missa foi presidida pelo frei Maurício dos Anjos que marcou a testa dos participantes com cinzas, num sinal de penitência e conversão. Ele ressaltou o período de preparação dos fieis para comemorar a Páscoa.

CAMPANHA – Em todo o país, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou na quarta-feira (13) a 50ª Campanha da Fraternidade, que pretende sensibilizar os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna, fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz.

Para o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Card. Raymundo Damasceno Assis, a CF deste ano se insere dentro da preparação da visita do Papa para a próxima Jornada Mundial da Juventude. “Sabemos que o Papa Bento XVI havia prometido estar no Rio de Janeiro para presidir a JMJ, mas com a sua renúncia nós esperamos e cremos que seu sucessor estará presente no Rio no mês de julho próximo”, diz.

Em 2011, a Assembleia dos Bispos do Brasil criou a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude – uma Comissão que tem como objetivo acompanhar as pastorais da juventude aqui no Brasil: as pastorais da juventude, os movimentos apostólicos, novas comunidades e acompanhar também aquelas congregações que têm como carisma a dedicação, a formação dos jovens, para que o trabalho da juventude no país seja feito na unidade dentro da diversidade dos carismas e de cada um dos movimentos e das novas comunidades.

Visando criar em cada uma das dioceses o chamado “setor da juventude” – um setor que compreende todos aqueles que trabalham com a juventude.