Você é um profissional motivado? A falta de motivação no trabalho tem se tornado um problema crônico nos dias de hoje. E muitas vezes o grau de desmotivação é tanto que é preciso contar com apoio profissional para motivar colaboradores no ambiente de trabalho. Por isso, muitas empresas estão investindo em treinamentos coaching para conseguir melhores resultados a partir de colaboradores mais engajados e motivados.
Estudo Global sobre Força de Trabalho, realizado recentemente pela consultoria em RH Towers Wats, mostrou que apenas 28% dos profissionais brasileiros se sentem altamente motivados no trabalho. Já 30% dos trabalhadores ouvidos na pesquisa relataram que se sentem insatisfeitos com as funções que realizam.
A vida profissional poderia ser um capítulo à parte na vida de uma pessoa. Se você tem sonhos e perspectivas, se diverte em seu tempo livre e gosta de trabalhar na empresa em que está empregado, as chances de você permanecer motivado profissionalmente são maiores. Porém, na prática não é bem assim que acontece com boa parte dos brasileiros
7 dicas para continuar motivado na vida profissional
O salário baixo e o grande desgaste com a rotina diária de trabalho são alguns dos principais fatores que ocasionam a desmotivação no trabalho. Contudo, existem algumas atitudes que você pode tomar para trazer sua motivação no campo profissional de volta.
Conheça seu próprio valor
A falta do reconhecimento dos chefes (o que inclui remuneração baixa) costuma ser um dos motivos principais quando o assunto é desmotivação no trabalho. Para evitar esse tipo de problema é sempre bom que você saiba o valor que tem e lute pelo seu reconhecimento.
Faça sempre o seu melhor em cada tarefa, por mais simples e banal que ela seja. Dessa forma você irá encantar seus líderes, o que certamente irá facilitar sua negociação de uma progressão salarial. Lembre-se quem é bom de verdade no que faz se destaca naturalmente. O elogio dos outros e o sucesso profissional são consequências inevitáveis disso.
Não seja workaholic
Se você dedicar sua vida exclusivamente ao trabalho, por mais que você ame o que faz, irá se sentir saturado em pouco tempo. E o resultado será desmotivação. Então a dica é se dedicar ao trabalho totalmente durante seu expediente. Pode até fazer horas extras, se for o caso. Mas não abandone de vez sua vida pessoal. Isso desmotiva a maioria das pessoas.
Tenha uma vida equilibrada
Administre seu tempo com sabedoria entre os mais variados setores da vida como:
- Trabalho
- Estudos
- Família e amigos
- Atividades físicas e saúde
- Lazer e vida social
Dessa forma, você ficará plenamente satisfeito com sua vida e a motivação no trabalho será consequência dessas escolhas equilibradas.
Relacione-se bem com seus colegas de trabalho
Outro ponto importante para manter a motivação no trabalho é se sentir integrado, e principalmente bem, no ambiente em que atua. E para isso, ter um bom relacionamento com as outras pessoas que compõem a empresa é fundamental.
Saia da sua zona de conforto
Mesmice normalmente é algo que leva a falta de motivação no trabalho. Fazer tudo sempre igual e sentir que não está aprendendo mais nada costuma deixar o profissional desmotivado.
Dessa forma, por mais que seu trabalho seja cheio de rotinas, identifique oportunidades de realizar novas tarefas. Principalmente aquelas que irão desafiar você a se desenvolver como profissional.
Saiba onde quer chegar
A falta de perspectiva profissional é outra causa da falta de motivação no trabalho. Empresas que não têm plano de carreira estruturado ou não o apresenta para os profissionais costumam perder talentos regularmente.
A dica para você que está desmotivado com o cargo que ocupa é projetar onde quer chegar. A partir daí, trace planos para alcançar sua sonhada promoção.