As quartas de final do Paulistão Itaipava começaram sem surpresas, no sábado (16). Times de melhores campanhas na primeira fase, Corinthians e Santos confirmaram o favoritimos e carimbaram vaga nas semifinais.
O time paulistano passou com tranquilidade pelo Red Bull Brasil. Em compensação, o clube santista eliminou o São Bento, clube de melhor campanha no Interior.
Com um público de quase 40 mil torcedores, o Corinthians fez mais uma vítima em Itaquera. O time corintiano goleou o Red Bull Brasil, por 4 a 0, na Arena Corinthians, onde chegou a marca 11 vitórias em 11 jogos em 2016. Os gols foram anotados por Giovanni Augusto, André, Alan Mineiro e Lucca.
Com esta vitória, o Corinthians já garantiu a vantagem de decidir em casa até a decisão. Na classificação geral, tem 38 pontos. Como precisa, no mínimo, empatar para ir à final, o clube chegaria à decisão com 39 pontos. Neste caso, não poderia mais ser alcançado pelo Santos, o segundo melhor, que chegaria no máximo a 38. A definição do adversário corintiano sairá apenas ao término das quartas, já que encara o classificado de pior campanha.
O Santos também não encontrou dificuldades para superar o São Bento, por 2 a 0, na Vila Belmiro. O grande destaque da vitória foi o meia Vitor Bueno, que marcou os dois gols. Assim como o Corinthians, o time santista fica no aguardo sobre quem será seu adversário. Como já garantiu a segunda melhor campanha, não há chances de um confronto contra os corintianos.
O clube de Sorocabam, por sua vez, fica na torcida contra Audax ou São Bernardo, para herdar uma das vagas na Série D do Brasileiro deste ano. Se um dos dois forem eliminados nas quartas, o time já está garantido na quarta divisão nacional em 2016. Todavia, para 2017 a presença do time na Série D é garantida.
Único jogo do domingo (17), o São Paulo perdeu na sequência as quartas de finais contra o Audax, por 4 a 1, no domino, no estádio José Liberatti, em Osasco. Por fim, ontem (18) o Palmeiras completou a fase contra São Bernardo, no Allianz Parque, em São Paulo.