Empreender no Brasil é um desafio gigante. Com o crescimento lento dos empregos em todo país, se aventurar em um negócio próprio pode se transformar em uma solução. Entre janeiro e agosto do ano passado, cerca de 2 milhões de empresas foram abertas no Brasil.
Os desafios são ainda maiores quando se trata de jovens empreendedores. Jovens adultos entre 24 e 31 anos passaram a ver como uma possibilidade a abertura de um negócio próprio. Em Dracena também passou a ser uma possibilidade os desafios de empreender.
Willian da Silva Fabricio, de 28 anos resolveu encarar os desafios de uma vida empreendedora. “É preciso ter coragem. Ir sem medo de errar, porque só assim vai aprender e encarar as dificuldades. Quanto mais se erra tentando, maior a chance de melhorar aprendendo com esses erros”, disse o proprietário de uma loja de roupas no centro de Dracena.
Empreendedor desde os 21 anos, Willian disse que não teve medo. “Não tive medo de nada. Se soubesse, tinha empreendido ainda mais novo”, relatou. Ciente dos desafios, sabe que a persistência pode ser a chave do sucesso. “O jeito é não desistir quando algo de errado acontecer”, afirma o empresário.
Willian começou vendendo peças de roupa em casa, e logo quando se mudou para um ponto comercial, um fato quase o fez desistir. “Logo no começo eu tive minha loja furtada. Levaram metade de tudo o que eu tinha. Esse momento me fez repensar, mas não quis para Sabia que tinha que focar e trabalhar para recuperar”, disse ele.
Hoje, Willian se diz pronto para novos desafios. “O que eu penso é que para os próximos anos eu possa aumentar meus investimentos. Penso em expandir meu negócio, abrir uma loja em uma outra cidade. Para isso estou pensando em uma forma de padronização de atendimento por parte dos funcionários. A ideia é funcionar como se fosse uma franquia mesmo”, afirma.
Sempre no ramo de roupas, o jovem deixa um recado para quem queira empreender. “Estude bastante, adquire conhecimento e principalmente, tenha coragem”, concluiu.