Terminou empatada a primeira partida da final do Paulistão Itaipava 2016 em Osasco, neste domingo, Dia do Trabalhador. Audax e Santos ficaram no empate por 1 a 1 no estádio Municipal Prefeito José Liberatti. Mike, pelos donos da casa e Ronaldo Mendes, aos santistas, marcaram dois golaços que mantém a decisão no próximo domingo, dia 8, na Vila Belmiro, sem vantagem para qualquer lado.
Conforme as expectativas, Audax e Santos fizeram uma partida bem jogada, priorizando a posse de bola, troca de passes rápidos e triangulações para avançar. Ao mesmo tempo, as linhas de defesa altas, característica comum de ambas as equipes, tentavam impedir a saída de bola de pé em pé.
Mais a vontade na sua casa, o Audax tentou pressionar o Santos nos minutos finais, mas pouco conseguiu criar além de bom chute de Ytalo que Vanderlei defendeu. Como ocorreu durante toda a competição, o time de Osasco abusou da troca de passes em locais perigosos do campo, com jogadores de defesa se arriscando, inclusive o goleiro Sidão. Tendo mais a bola no pé, os donos da casa se lançavam mais ao ataque.
Em desvantagem no placar, o Santos ainda perdeu o meia Lucas Lima. Machucado, o principal articulador do time de Dorival Júnior saiu para a entrada de Ronaldo Mendes, que, mais tarde, mudaria a história do jogo.
Caracterizado pela capacidade em ficar com a bola trocando passes em movimentação constante, o time do Audax proporcionou a festa da sua torcida que aos gritos de ‘olé’ embalou o time que colocava o rival na roda, ainda na metade do primeiro tempo. Era cedo demais, porém, Ronaldo Mendes, aos 34 minutos, dominou na intermediária ofensiva e sem ser atrapalhado por nenhum marcador arriscou de muito longe para marcar um golaço, o de empate santista.