O prefeito de Dracena, Juliano Bertolini concedeu entrevista exclusiva ao Jornal Regional no fim da manhã de ontem, 27. Em pauta a situação atual da saúde e da economia da cidade e municípios da região.
Bertolini falou sobre a sua área de atuação referente aos decretos. “Eu tenho aqui, assinado pelo presidente da República e por seus ministros, um decreto de calamidade pública nacional. A partir do momento deste decreto, os estados e municípios também puderam tomar suas decisões. Eu decretei estado de emergência, que é um tipo de decreto mais brando. O governo estadual e federal assinaram decretos com restrições maiores. Então estou de mãos atadas por causa do decreto estadual”, disse o prefeito.
Segundo ele, apesar da pressão para que o comércio de Dracena volte a funcionar, não se tem muito o que fazer. “Nós prefeitos temos que seguir o decreto estadual. Posso até derrubar o decreto municipal, mas da mesma forma terei que seguir as determinações do decreto estadual. Caso descumpra, irei cometer um crime de responsabilidade que pode se encaixar em uma Ação Civil Pública”, alegou.
Para ele, a melhor medida a ser tomada para o coronavírus não afetar a região é a prevenção. “Reclusão em suas casas para evitar a proliferação do vírus é a melhor maneira de combater. Atualmente temos uma situação complicada. Conversando com prefeitos da região chegamos à conclusão que temos apenas um leito de UTI que poderia ser isolado. Então, em caso de duas pessoas contraírem a doença e precisarem deste leito, uma irá morrer. É muito complicado tudo isso. Estamos em uma microrregião de 12 cidades. Temos quatro Santas Casas. Juntos iremos comprar e equipar mais dez leitos de UTI para nossa região”, afirmou o prefeito que disse já ter encomendado medidores cardíacos para o UTI.
Quanto aos respiradores, item essencial para o tratamento da COVID-19, a dificuldade não é exclusividade da região. “Em todo país não tem esse equipamento que servirá nos tratamentos mais graves. É uma situação complicada. Entendo as pessoas que se preocupam com a economia e isso é válido. Mas precisamos pensar na saúde das pessoas que podem ser acometidas pela doença”, disse ele.
Para Bertolini, o momento é se estruturar. “Esse decreto estadual é para dar tempo de que o poder público possa se equipar e estar mais preparado para quando o coronavírus de fato explodir no país”, ressaltou.
De acordo com ele, Dracena não tem nenhum caso confirmado e nem casos suspeitos. “Os casos que tivemos já foram descartados. Ainda não fomos atingidos. Mas precisamos nos preparar para que ela afete o menos possível a população da nossa região”, concluiu.
Para ouvir o podcast ‘Fala Regional’ e ouvir a entrevista com o prefeito Juliano Bertolini, acesse o Portal Regional no www.portalregional.net.br