Os tupienses Giovane Barbosa Guzzon, de 13 anos, e Beatriz Ramos Trevizani, 16, estudantes do Colégio Objetivo de Tupi Paulista, competiram no Campeonato Sul Americano de 20 a 26 deste mês, na Colômbia. Giovane terminou como vice-campeão na categoria para atletas de 12/13 anos, e Beatriz entre 16/17 anos.
Ele lutou contra os representantes do Equador e Peru e perdeu na final para um brasileiro por 5 a 4 e ficou com a medalha de prata.
Ela lutou contra colombiana, peruana, venezuelana e venceu uma argentina, na disputa do terceiro lugar no kata em luta imaginária e ficou com a medalha de bronze. Com as conquistas dessas medalhas tanto Beatriz como Giovane garantiram vagas para o Pan Americano que vai ocorrer de 22 a 28 de agosto, no Equador. Essa é a sétima vez que Beatriz representa o Brasil em competição internacional e Giovane, a terceira vez.
O professor Cloudoardo Zanom, da Associação Tupiense de Karatê que treina Giovane e Beatriz desde pequenos, disse que os dois têm condições de ir mais longe e ganhar mais medalhas, além da prata e do bronze que ganharam.
Zanom entende que os resultados são muito importantes já que o Campeonato Sul Americano teve a participação de mais de 20 países. Explicou que Beatriz estuda o 2º ano do ensino médio e Giovane, a 8ª série, no Objetivo, graças a bolsas de estudos que ganharam.
O técnico chama a atenção de empresários de Tupi Paulista e outras cidades da região que se interessarem em colaborar com os atletas Beatriz e Giovane podem ligar nos telefones (18) 99726-4529 ou 99673-1966.
A Associação Tupiense de Karatê que tem sede própria construída com a ajuda dos pais dos lutadores que frequentam e treinam no local, está localizada na avenida Júlia Salles, nº 300, à disposição de quem quiser ir conhecê-la.