A alta temperatura não tirou os ânimos dos 130 nadadores que participaram da 51ª Travessia do Rio Paraná a Nado, nesse domingo, 11, à tarde em Panorama. Eles nadaram cerca de três quilômetros e meio de rio com saída do lado do Mato Grosso do Sul, 500 metros a frente do antigo Porto João André até o Balneário Municipal de Panorama onde foram recebidos com muitos aplausos do público presente no local de chegada.
Na categoria adulto principal o nadador João Vitor Brambilla, de Presidente Prudente, chegou em primeiro lugar bem a frente do segundo colocado, com o tempo de 26 minutos e 23 segundos e sagrou-se tetracampeão da travessia, já que havia ganho por três anos consecutivos. João Vitor foi muito bem e nadou em linha reta do local de saída até o balneário e em nenhum momento diminuiu o ritmo de braçadas, com isso garantiu o troféu de campeão.
Ele disse a reportagem do Jornal Regional que cada nadador tem sua estratégia para cortar a correnteza no meio do rio, mas ele prefere nadar em linha reta do começo ao fim. “Não tem segredo, somente muito treino. Foi uma travessia bem tranquila e o rio estava bom e cortei o percurso certinho e tudo transcorreu tudo bem e cheguei em primeiro, estou feliz, valeu a pena”, disse o nadador prudentino.
FEMININO – Na categoria principal no feminino a nadadora Priscila de Oliveira Martins Santos foi a campeã fazendo o percurso com o tempo de 30 minutos e 17 segundos, e levou o troféu e a premiação em dinheiro, para Assis, cidade onde reside.
Falando sobre a vitória, ela disse que apesar do cansaço é muito gostoso nadar em Panorama e que estava com o tempo excelente, apesar de estar acostumada com a natação em piscina. “Eu não estou muito acostumada a nadar no rio, mas gostei. No ano passado eu fiquei aqui em segundo lugar e agora ganhei, deu tudo certo”, afirmou a nadadora.
Priscilla ressaltou ainda que durante a prova tentou sair bem a frente das demais nadadoras para nadar mais tranquila e prosseguiu no mesmo ritmo com muita rapidez e força e conseguiu chegar em primeiro lugar.
Ana Paul presidente da Comissão Organizadora da Travessia disse que tudo transcorreu bem e além das expectativas. Ela explicou que apesar da crise financeira que o país atravessa, Panorama realizou o tradicional evento.