A Associação Portuguesa de Desportos foi rebaixada para a Série D do Campeonato Brasileiro na tarde de domingo. Na condição de visitante, o tradicional time rubro-verde perdeu por 2 a 0 para o Tombense, resultado que provoca a queda à última divisão do futebol nacional.
Com uma campanha de quatro vitórias, dois empates e 12 derrotas, a Portuguesa alcançou apenas 14 pontos ganhos, terminando na penúltima posição do Grupo B da Série C do Brasileiro. O Guaratinguetá, com míseros quatro pontos, já estava rebaixado.
O Tombense inaugurou o marcador diante da Portuguesa aos 29 minutos do primeiro tempo. Após chute de Ewerton Maradona, a defesa rubro-verde conseguiu travar. Mas a bola sobrou para Alex, que tocou no canto esquerdo de Pegorari e colocou o time da casa em vantagem.
No Rio de Janeiro, em partida iniciada no mesmo horário, o Botafogo-SP fez 1 a 0 no Macaé, concorrente direto da Portuguesa na fuga do rebaixamento. Assim, se a equipe rubro-verde virasse a partida contra o Tombense, permaneceria na Série C do Brasileiro.
A Portuguesa, no entanto, não conseguiu fazer sua parte e ainda sofreu o segundo gol aos 24 minutos da etapa complementar. Gedeilson recebeu livre pela direita e cruzou. Após chute de Ewerton Maradona no travessão, Bileu pegou a sobra, limpou e chutou com precisão.
Em situação dramática esportivamente, a Portuguesa também está em crise administrativa. Atolado em dívidas, o clube pode ver parte do Canindé, seu principal patrimônio, leiloada no próximo mês de novembro para quitar débitos trabalhistas e empréstimos.