A língua portuguesa é o idioma oficial de 250 milhões de pessoas no mundo todo. Além de Portugal e do Brasil, existem países que falam português na Europa, na África e até na Ásia.

Além disso, é de origem latina, o que torna mais fácil de aprender outros idiomas, principalmente os que também são originados do latim.

Para quem fala português, existem alguns idiomas em que o processo de aprendizagem pode ser mais fácil do que as pessoas que têm outro idioma nativo. Confira alguns dos idiomas que se tornam mais fáceis para os brasileiros aprender.

Idiomas que são mais fáceis para os brasileiros

Aprender um novo idioma é importante para quem viaja para o exterior a lazer ou a trabalho, bem como para o mercado de trabalho e outros campos da vida. Mas, é importante que o aluno tenha foco e determinação, mesmo ao optar por uma das línguas mais fáceis para brasileiros aprenderem.

Sem contar que contar com escolas e plataformas eficazes faz muita diferença no processo de aprendizagem. É importante que a empresa de educação contribua com os alunos para que estes desenvolvam habilidades linguísticas, de forma a colocá-las em prática desde as lições iniciais, como os cursos de idiomas online da Babbel.

  1. Inglês

Embora pareça difícil, o inglês é um dos idiomas que são mais fáceis para os brasileiros aprenderem por conta da quantidade de fonemas diferentes que temos na língua portuguesa, isso facilita o aprendizado do idioma inglês, incluindo os mais fonemas difíceis.

Além disso, o inglês também tem uma grande influência do latim, facilitando a compreensão pelos falantes da língua portuguesa. A gramática tem fácil aprendizado também por conta de as palavras não terem variação de gênero e seus verbos só mudarem a conjugação na terceira pessoa.

  1. Espanhol

A língua portuguesa e a espanhola surgiram ambas do latim em momentos diferentes da história. Elas são tão parecidas que podem confundir as pessoas que vão aprender ambos os idiomas.

No caso, o português tem mais fonemas que a língua espanhola, fazendo com que pronunciar as palavras em espanhol fique mais fácil para os brasileiros. Os brasileiros devem apenas se atentar às regras específicas do espanhol e aos falsos cognatos, palavras que significam duas coisas diferentes nas duas línguas.

  1. Italiano

Talvez o idioma mais fácil de se aprender para quem fala português, porque a fonética do italiano é mais simples, além do vocabulário e gramática serem bem parecidas com o português. O idioma possui menos verbos irregulares do que o francês e o espanhol, se tornando mais fácil para os brasileiros.

  1. Holandês

O holandês parece complicado no começo, mas quando se aprende a fonética do idioma, as palavras acabam se tornando familiares, facilitando o aprendizado da língua. O idioma holandês tem muita influência das línguas espanhola e francesa, por conta do domínio espanhol exercido na Holanda por quase um século.

Nesse período, a Espanha acabou trazendo algumas palavras de seu vocabulário para o holandês. A proximidade geográfica com a França também trouxe palavras similares ao português.

Para quem tiver o interesse, existe curso prático de holandês online para aprender esse idioma que parece tão diferente, mas que é, na verdade, um tanto similar ao português. Mesmo com influências germânicas, o holandês é um dos idiomas que sofreu mais influência das línguas de origem latina.

  1. Francês

O maior desafio de se aprender francês é a fonética, ou seja, os sons das palavras. Mas a grafia, a gramática e os tempos verbais soam bastante familiar para os falantes da língua portuguesa, por também ter origem latina. O estudante que fala português precisa se dedicar aos fonemas da língua francesa, por ser a parte mais difícil.

  1. Romeno

Embora não esteja no ranking das línguas mais faladas no mundo, o romeno é um idioma de fácil aprendizagem para os falantes da língua portuguesa. Isso porque a principal origem do romeno é derivada do latim. Portanto, existem muitas semelhanças, se considerar o vocabulário e a gramática.

Então, para quem deseja aprender um novo idioma por conta própria ou tem pressa, mas tema a dificuldade, pode começar escolhendo um da lista acima. Assim, é possível agregar mais conhecimento e, inclusive, tornar a aprendizagem de outros idiomas mais fáceis.