A Santa Casa de Dracena informou na tarde de ontem, 22, que no domingo que passou, o estoque estratégico (anistia geral) à disposição do Centro Cirúrgico encontra-se em estado crítico, sem disponibilidade para realização de cirurgias de grande porte ou um número elevado de procedimentos simultaneamente. A diretoria do hospital ressaltou, porém, que os procedimentos cirúrgicos que não demandam anestésicos específicos ou são realizados por outros meios sedativos, fluem normalmente. “Não se podendo radicalizar que o Centro Cirúrgico se encontra fechado”.

Pontuou ainda que considerando a manutenção de estoque estratégico para 15 dias, retroagindo há 30 dias antes da quinzena estratégica, a Santa Casa realizou o pedido dos medicamentos aos fornecedores costumeiros e, no início da semana anterior a esta recebeu comunicações que os medicamentos não seriam entregues nos prazos estabelecidos no pedido, sob o argumento de escassez de matéria-prima, aliado à disponibilização preferencial de grande remessa ao setor público.

Na semana que passou o Jornal Regional e o Portal Regional publicaram a matéria ‘Cenário de falta de medicamentos faz Santa Casa local acender sinal vermelho para tentar evitar o caos’ informando que o hospital acende mais uma vez o sinal vermelho e alerta a toda população quanto a mais um problema que vem enfrentando – a falta de medicamentos.

A Santa Casa é responsável pelo atendimento além dos moradores de Dracena, também de outras 12 cidades vizinhas.

No dia 28 de maio, a Anvisa publicou no Diário Oficial da União (D.O.U.) a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 389/2020, que dispõe sobre os requisitos temporários para caracterização e verificação do risco de redução da oferta de medicamentos durante a pandemia causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2).

A Santa Casa de Dracena, entidade filantrópica, prestadora de serviços ao SUS (Gestão Plena Município de Dracena), vem alertando desde a semana passada sobre a falta de medicamentos – especificamente anestésicos de uso hospitalar para realização de cirurgias de grande porte e em tempo de pandemia, nos procedimentos de entubação de pacientes que necessitam de ventilação mecânica pulmonar.

O alerta foi direcionado ao gestor público, nas pessoas do prefeito e da secretária municipal de Saúde, ao diretor da DRS XI – Presidente Prudente, ao Ministério Público e ao presidente do Legislativo local, entre outras autoridades.

O presidente da FEHOSP – Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo foi enfático que se não houver disponibilização dos medicamentos anestésicos, as cirurgias serão canceladas.

Santa Casa informa quais os medicamentos estão em falta?

CIS-CISATRACURIO 2MG/ML-5ML AMPOLA

CIS-CISATRACURIO 2MG/ML-10ML AMPOLA

TRACUR 25MG/2,5ML AMPOLA-ATRACURIO

TRACUR 50MG/5 ML

KETAMIN 50MG/ML FRS 10ML

CETAMINA 500MG|10ML

PANCURON 2MG/ML-2ML AMP-PANCURONIO

PROPOVAN 10MG/ML INJ FR 20ML

BROMETO DE ROCURONIO 10MG|ML AMP 05ML

SUXAMETONIO 500mg

SUXAMETONIO 100mg

SUCCITRAT 100MG 5ML FR-A

ETOMIDATO 2MG/ML INJ 25AMP X 10ML

FENTANEST 0,05MG/ML 10ML FR-A

REMIFAS 2MG FR-AMP(REMIFENTANILA)

CLORIDRATO DE DEXMEDETOMIDINA  100MCG|ML

EXTODIN 100MCG/ML AMP 02ML

DORMIRE 50MG/10ML AMP-MIDAZOLAM

FASTFEN 50 MCG/ML AMP 01 ML