Segundo balanço feito recentemente pela Unilever, uma das maiores empresas de produtos de higiene do mundo, o isolamento social, por conta da pandemia do coronavírus, tem feito as pessoas lavarem menos os cabelos.
De acordo com os resultados financeiros da empresa, o isolamento diminuiu em 25% a demanda por produtos como shampoo, condicionador, espuma e lâminas de barbear, desodorante e cremes hidratantes.
Segundo Álvaro Pereira, angiologista e especialista em queda capilar e fortalecimento dos fios, a lavagem diária dos fios é um dos fatores mais importantes no combate à queda capilar, problema que tem aumentado nesta quarentena, já que as pessoas estão sofrendo forte sobrecarga emocional, com picos de ansiedade e estresse devido à insegurança do cenário de pandemia.
A perda de cabelo induzida pelo estresse, conhecida como eflúvio telógeno (em geral temporário), pode ocorrer principalmente devido às altas taxas de cortisol (hormônio do estresse) no organismo, comprometendo assim o sistema circulatório periférico. A maior liberação de adrenalina, decorrente do estresse, causa uma vasoconstrição nas raízes dos cabelos com menor aporte de sangue e nutrientes ao fio, o que impacta na fase de crescimento.
O especialista explica que o uso de produtos fortificantes e tônicos específicos para lavar o couro cabeludo diariamente (ou dia sim, dia não) contribui para evitar inflamações, ajudar na remoção de resíduos e excesso de oleosidade; já que a pele suja e oleosa do couro cabeludo não consegue absorver os nutrientes, e estimular o bulbo capilar e a circulação local, trazendo assim mais nutrientes para o folículo piloso, contribuindo para o crescimento de novos fios.
É valido saber que na situação de normalidade, cerca de 85% dos fios de cabelo do couro cabeludo estão crescendo e 15% estão em repouso ou caindo. Quando o fio cai, o folículo permanece intacto no mesmo local gerando outro fio que cresce novamente. Este é o chamado ciclo capilar que se repete ao longo da vida. O fio de cabelo nasce, cresce, repousa, morre e nasce novamente algumas vezes na vida. Devido a este ciclo, é comum que haja uma queda de 100 a 150 fios de cabelo por dia. Quando a queda de cabelo é superior a essa quantidade, a recomendação é procurar ajuda de um especialista. (Com informações assessoria de imprensa)