O XV de Piracicaba saiu na frente do Rio Claro por uma vaga na final da Copa Paulista ao fazer o dever de casa e vencer por 1 a 0 em partida realizada na sexta-feira (4) a noite, no Estádio Barão da Serra Negra. Mais de cinco mil pessoas assistiram o gol de falta marcado por Zé Mateus aos 19 minutos do segundo tempo.
A partida de volta da semifinal está marcada para o próximo domingo (13) às 18h no Estádio Augusto Schimidt. O XV de Piracicaba tem a vantagem do empate, enquanto o Rio Claro precisa ganhar por dois ou mais gols de diferença. Uma vitória por apenas um gol leva a decisão para os pênaltis.
A etapa inicial foi bastante truncada no meio-campo, com os dois times priorizando a marcação, mas o XV de Piracicaba criou os principais lances de perigo. Em uma das melhores oportunidades, Romarinho cobrou falta e Lucas Frigeri espalmou para escanteio. O goleiro do Rio Claro já havia trabalhado em outras duas oportunidades.
No começo do segundo tempo, o time visitante desperdiçou uma boa chance com Franco, que recebeu de Medina e finalizou para fora. O XV de Piracicaba respondeu aos nove, mas o gol de Romarinho foi anulado. Dez minutos depois, Zé Mateus cobrou falta no ângulo direito de Lucas Frigeri colocando os donos da casa na frente. A partida seguiu equilibrada até o apito do árbitro, com os dois times criando oportunidades.