O Campeonato Futsal de Férias de Dracena 2017, terá início no próximo dia 9 de janeiro, segunda-feira, à noite, no Ginásio Douvilho Moura, com a previsão de encerrar no dia 3 de fevereiro. As inscrições gratuitas estão abertas a partir de hoje, 7, na Secretaria de Esportes e prosseguem até o dia seis de janeiro.
Neste ano, o homenageado do Campeonato é o professor de Educação Física e esportista, Wagner José de Oliveira Filho. O anúncio do Futsal de Férias 2017, foi feito ontem, 5, na Câmara, pelo prefeito e vice eleitos, Juliano Brito Bertolini e Moisés Antônio de Lima, juntos com a comissão composta por cinco integrantes, liderada pelo professor Rodolfo Cantarim, que irá coordenar a competição.
Estiveram presentes no anúncio, dirigentes das equipes que irão participar do campeonato, vereadores atuais e eleitos, o secretário de Esportes atual, José Carlos Barbosa, Zeca, e a imprensa. Juliano informou que o nome do próximo secretário municipal de Esportes não seria anunciado ontem, 5, porque a Secretaria de Esportes irá funcionar junto com a Cultura e o nome do titular está sendo bem estudado porque irá cuidar de duas áreas relevantes para o município.
MUDANÇAS-O Campeonato Futsal 2017 terá inovações. Cada equipe poderá inscrever até 12 atletas, sendo um do ranking e dois atletas federados por qualquer Federação do Brasil ou fora do país ou, um do ranking, um federado e um de fora do município ou então, um do ranking e dois atletas de fora do município.
No caso da equipe não inscrever nenhum atleta do ranking, poderá inscrever três atletas, sendo dois federados ou não e um de outra cidade.
O ranking dos jogadoes foi uma escolha da Comissão, levando-se em contas seus padrões técnicos e está formado pelos jogadores Tonho, Chupeta, Gabriel Neguinho, Jeanzinho, Pingo, Fernandinho e Alanzinho. Conforme a Comissão, o objetivo desse critério é manter o equilíbrio das equipes no Campeonato.
CATEGORIAS – O Campeonato será disputado em três categorias, Livre, Sub-16 e Sênior. Uma das novidades anunciadas, é na categoria Sub-16 que será aberta para times da região, enquanto os jogos serão disputados nas preliminares dos jogos principais ao longo da competição.
Além disso, cada equipe da Categoria Livre, deverá ter um jogador da categoria sub-17, como forma de incentivar quem disputou a sub-16 no ano passado e de acordo com Juliano, incentivar e fortalecer o futsal de base dracenense.
Os jogos da categoria Sub-16, ficarão a cargo dos acadêmicos da Unifadra, incluindo a arbitragem, anotações dos mesários e auxiliarão na organização das disputas da categoria Livre, supervisionados pelos professores de Educação Física da Faculdade. Na categoria sênior, o jogador deve ser na faixa etária acima de 40 anos e o goleiro, 35 anos.
O prefeito eleito anunciou ainda que em janeiro será formado um Conselho Municipal de Esportes (CME) que será voltado para organizar e estruturar o esporte dracenense. Outra inovação, é que haverá premiação para o melhor jogador da categoria sub-17 que estará jogando na Livre. “Queremos incentivar os jogadores nesta faixa etária, por isso é importante que os técnicos os coloquem para jogar”, explicou Bertolini.
CURSO PARA ÁRBRITROS- Antes da competição que é a maior do futsal na região, será realizado um curso de reciclagem dos juízes, com um árbitro reconhecido no salonismo estadual e para apitar um jogo da competição dracenense, o mesmo terá que ter participado do curso que irá abordar entre os temas, as novas regras do futsal. O regulamento do Campeonato será fornecido para as equipes no ato das inscrições.