A onda de frio, prevista para o final desta semana, vai derrubar as temperaturas. Em algumas regiões do estado, a queda nos termômetros será brusca.

A Elektro alerta para os cuidados com os aparelhos utilizados para amenizar o frio. Um exemplo é o chuveiro elétrico. Para garantir um banho quentinho, atenção à mudança da chave do verão para o inverno. Essa alteração não pode ser feita durante o banho e sim com o chuveiro desligado. O correto é desligar o disjuntor e só depois ajustar a temperatura do aparelho.

Outro ponto de atenção é ao uso de aquecedores. Muitas vezes portáteis, eles esquentam o ambiente trazendo a sensação de conforto, mas podem provocar incêndios. Isso porque, o seu uso gera um alto consumo de energia elétrica. E, se a casa não tiver uma instalação capaz de suportar essa potência pode aumentar o risco de um curto-circuito.

Para que não ocorram acidentes, evite posicionar o aquecedor atrás de cortinas e em lugares molhados. O Especialista de Saúde e Segurança do Trabalho da Elektro, Alcir Gonçalves, explica que alguns hábitos incorretos podem causar danos graves, como o superaquecimento dos fios, choques e até mesmo incêndios. “ Evite a utilização do aquecedor ligado com benjamins ou ‘T’ junto com outros aparelhos elétricos, e nunca seque roupas ou calçados sobre o aquecedor”, recomenda.

Correntes de ar resfriam o ambiente e obrigam o aparelho a intensificar a ação, gastando energia desnecessariamente. Coloque o aquecedor próximo das paredes mais frias para uniformizar o aquecimento, mantendo o ambiente apenas com a pequena entrada e saída de ar, necessárias para manter o conforto do local.