As eleições municipais estão se aproximando. Irão ocorrer em meio à pandemia do novo coronavírus e tem data marcada para o feriado da Proclamação da República, um domingo 15 de novembro.
De acordo com o chefe do cartório eleitoral de Dracena, Moacir Auresco Junior, algumas medidas serão tomadas na cidade para ocorrer à eleição. A primeira será a higienização das escolas e controle nas entradas das seções eleitorais.
“Em parceria com o curso de Enfermagem da Unifadra/Fundec, haverá controle de temperatura dos eleitores e será oferecido álcool em gel. Além disso, as escolas serão higienizadas, distanciamento nas filas e as entradas serão diferentes das saídas. Todas medidas para evitar a proliferação do vírus e uma possível aglomeração”, disse o chefe do cartório eleitoral da cidade.
Especulado nas últimas semanas que o governo federal iria comprar milhões de canetas para distribuir no dia da eleição, evitando assim o compartilhamento das mesmas, Junior explica: “A orientação é que as pessoas levem as canetas de casa. Será obrigado assinar o caderno de votação. Caso isso não ocorra, os mesários irão higienizar as canetas disponíveis na seção”, explicou.
Sobre os mesários, Junior ressaltou que praticamente 100% deles já estão convocados. “Houve alguns pedidos de desistência da convocação. Porém a juíza eleitoral já deferiu algumas a favor da desistência e outras impedindo as mesmas”, finalizou Junior.