A Copa do Brasil começa hoje, 8, com 17 partidas a serem disputadas, sendo em uma delas, o Corinthians contra a Caldense (MG), às 21h45, no estádio Ronaldo Junqueira, em Poços de Caldas. A novidade no regulamento deste ano é que, 100% dos jogos a serem disputados na primeira e segunda fase não haverá a partida de volta.
Nesta edição da Copa do Brasil, a novidade é que as 60 primeiras eliminações acontecerão em uma só partida. Nesta primeira fase, os 40 jogos serão assim.
Jogando em casa e a favor da torcida, o time mandante tem a obrigação de vencer, pois qualquer empate o time adversário passa adiante da competição.
O mando das partidas foi decidido conforme o ranking Nacional de Clubes, de acordo com os menos bem colocados jogando no próprio estádio.
Na segunda fase da Copa do Brasil, os confrontos entre as equipes serão em um único jogo, mas com o mando da partida realizada por meio de sorteio, em caso de empate, a partida será decidida nas penalidades. Nesta etapa serão realizados 20 jogos em um único encontro.
Somente na terceira fase da tradicional competição nacional, além do Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil terá jogos de ida e volta.
Histórico
Desde 1995, a Copa do Brasil proporciona em seu regulamento que o time visitante tem a chance de eliminar o jogo de volta, se vencesse a equipe mandante por uma determinada margem de gols marcados, sendo um de cada quatro partidas eram decididas assim.
Neste mesmo ano, foram realizadas 990 partidas em que a equipe visitante já tinha a possibilidade de eliminar o jogo da volta, se vencesse o time mandante.
Diante desses números de jogos realizados em 95, apenas 224 equipes conseguiram realizar essa façanha. (com informações do Globoesporte)