Em sua visita e na Correição Ordinária Anual ontem na Delegacia Seccional, Walmir Geralde, delegado e diretor do Deinter-8 de Presidente Prudente, disse em entrevista, que os casos de homicídios caíram em Dracena.

Outras preocupações, os estupros e furtos tiveram redução, mas os casos de roubos aumentaram 16% em Dracena e nos outros nove munícipios da região. Segundo ele, os roubos aumentaram, mas com a investigação e a presença da Polícia Judiciária no seu trabalho normal, estão tendo solução.

Com relação à redução dos homicídios, o delegado Walmir Geralde explicou que essa situação é bem diferente de outras regiões do estado, onde o índice desse crime aumentou. “Aqui em Dracena, tivemos a redução no acumulado e estamos com a previsão de fechar o ano de 2020 como uma das mais baixas taxas de homicídios por 100 mil habitantes na área pertencente a Seccional de Dracena. Nossa previsão é uma taxa de homicídios com menos de 3 contra 4.3 no ano passado, contra a taxa estadual de 6”, disse ele.

“Nós estamos com as menores taxas do estado relacionado à nossa região, e a Seccional de Dracena em relação às demais cinco Seccionais do Deinter-8 é a que registra os menores índices criminais e a maior produtividade, ou seja, esclarecimentos de crimes, elaboração de investigações que tiveram sucesso e prisões e em parceria sempre com o Ministério Público, Poder Judiciário, Polícia Militar e Polícia Cientifica, dando a segurança necessária a população”, explicou o delegado.

Ele seguiu a avaliação: “Na minha avaliação, com a correição já realizada, é de que os trabalhos do delegado Seccional Nilton Santos Paschoal e sua equipe estão sendo muito bem conduzido e que os dados estatísticos relacionados a Dracena e aos outros municípios da região estão com registros altamente favoráveis e altamente positiva. Apesar das adversidades que estamos atravessando por conta dessa pandemia”, comentou Walmir Geralde.

Sobre a defasagem de funcionários, que ocorre desde 2013 por causa da crise econômica iniciada a partir de 2014, não só em Dracena, mas em todo o estado e no país, o delegado e diretor do Deinter-8 disse que o governo está fazendo o possível para suprir a necessidade.

Segundo ele, estão em formação na Polícia Civil mais de dois mil policiais, com distribuição para a região de Dracena em diversas funções, tais como escrivães, agentes policiais, agentes de telecomunicação policial, papiloscopistas e auxiliar de papiloscopia.

Walmir Geralde disse também que está sendo autorizado novo concurso para preencher 1.600 vagas, entre escrivães, agentes, investigadores e delegados de polícia. “Estamos perto de formar mais 200 novos delegados de polícia na Academia”, concluiu o diretor do Deinte-8 de Presidente Prudente.