Os preços de materiais de construção estão em disparada nos últimos meses em Dracena e região. Além do problema de abastecimento de tijolos e produtos ligados a cerâmicas, como já reportado no Jornal Regional e Portal Regional, outros produtos agora estão em alta.
De acordo com um empresário do ramo na cidade, os preços estão subindo sem explicação aparente. “Não existe uma explicação para isso. As cerâmicas estão todas sem estoque, mas agora produtos como fios de cobre, canos de PVC e tubos de conexões estão em alta frequente nos últimos meses”, informou o empresário que preferiu não se identificar.
Segundo ele, os aumentos chegam a ser semanais. “Agora mesmo recebi um e-mail de um dos nossos fornecedores avisando que vai subir 7% o preço do PVC na semana que vem. A cada dez dias existem reajustes, todos eles injustificáveis. Desde a metade do ano, se somarmos, os preços subiram cerca de 40%”, ressaltou.
O empresário se disse surpreso, já que o consumo foi muito alto em junho, julho e agosto. “O mês de setembro mostrou certa estabilização. Porém, segue acima das médias para o mês em outros anos. A tendência é de que outubro caia. Além dos preços em alta sem motivo aparente, o consumo também cresceu bastante. Acredito que o auxílio emergencial do governo tenha movimentado bastante a busca por estes produtos”.
Para ele, a solução para que a subida de preços acabe é diminuir o consumo. “A gente sente o pessoal do ramo de vendas de materiais de construção já preocupado. Os preços são repassados para os clientes. Acredito que seja a lei da oferta e procura. Quando o consumo cair, inevitavelmente os preços irão estabilizar. Mas se as pessoas seguirem comprando, os aumentos irão seguir”, concluiu ele.