O psicólogo dracenense Eduardo Antoniassi Oliveira fez de seu hobby uma publicação em um livro de poesias. Escritor na horas vagas, Antoniassi teve seu poema intitulado “Soneto das Lágrimas Preciosas”, publicado na Antologia Nacional de Poesias da Academia Montes-Clarense de Letras.

O livro conta com a seleção dos melhores poemas do Brasil com a temática “poesias em tempos de COVID-19”. Os textos foram selecionados pelos membros da academia, que  é uma das mais tradicionais academias de Minas Gerais, fundada em 1966.

O psicólogo e escritor disse que escreve desde a infância. “Escrevo desde a minha infância, porém só no último ano tive coragem de tentar publicar em livros. Quando aprendi a ler e escrever, a primeira coisa que fiz foi escrever dois livrinhos em cadernos brochura”, disse ele.

Escritor por hobby, Antoniassi acredita que escrever é uma grande ferramenta para limpar a mente. “As artes possibilitam a espontaneidade criativa, algo para higienizar a mente em dias tão difíceis, transforma energias em algo produtivo e traz leveza ao ser. Inclusive , acredito que posso refletir mais além, creio que viver poeticamente ultrapassa a instância de um hobby, essa é minha essência nessa vida, tanto na alegria quanto na tragédia. Que isso nunca se perca”, explicou.

Para ele, ainda é difícil definir o que sentiu ao ter seu poema publicado. “É difícil definir a sensação, mas a gratidão é algo muito presente. Ela é indispensável para combater as auto cobranças cotidianas. Sinto-me feliz pelo reconhecimento dos versos, e por poder representar a cidade”, contou.

Psicólogo em Dracena, Antoniasse conta como a profissão ajuda na hora de escrever. “A poesia nada mais é do que a essência humana, em todas suas nuances, em versos. As ciências da psicologia colaboram no entendimento das particularidades do ser, nos tornam mais sensíveis e verdadeiros aos nossos próprios sentimentos e assim, aprendemos lapidar as potencialidades sem receios”, explicou.

Para o futuro, o escritor já conta com projetos definidos, desta vez um livro de romance. “Tenho trabalhado em um romance histórico. Será um história que passará na década de 30, em meio a revolução constitucionalista. Uma história repleta de surpresas e com o cheiro das flores-de-café dos cafezais paulistas. Além disso, tenho trabalhado em uma Antologia poética que pretendo lançar em breve”, concluiu Antoniassi.

Trecho do livro em que o poema do dracenense foi publicado (Cedida)