O Jornal Regional e o Portal Regional inicia hoje uma série de entrevistas com os candidatos a prefeito e vice-prefeito em Dracena. O espaço cedido aos candidatos será o mesmo. Os primeiros entrevistados foram os candidatos da coligação Dracena para Todos (PL-PSD), Juninho do Esporte e Jaime Nakano.

Por que decidiu se candidatar?

“A maior ideia é ter o modelo de uma política diferente na cidade. Me sinto preparado para concorrer após dois mandatos como vereador em Dracena. Voltei para cá para empreender e trabalhar na vida pública. O Jaime aceitou meu convite justamente por causa desta ideia de nova política. Viemos para fazer diferente em Dracena”

Principal proposta

“Temos em mente que é preciso gerar empregos e ter o desenvolvimento econômico da cidade como prioridade. O Jaime foi presidente da ACE e somará a experiência que teve por lá para podermos fortalecer o comércio local. Também vale lembrar que precisamos desenvolver um novo Distrito Industrial na cidade. Temos Três Lagoas (MS) como um exemplo de sucesso. Vamos estudar algum tipo de incentivo para as empresas se instalarem aqui. Recentemente grandes varejistas nacionais vieram para Dracena, e isso mostra o potencial que temos como principal cidade de uma região que conta com mais ou menos 200 mil habitantes. No nosso plano de trabalho também tem a construção de barracões. Iremos realizar estudos para revisar os espaços da prefeitura para atrair novas empresas”, disse Juninho do Esporte.

Jaime Nakano completou: “Temos como ideia valorizar o comercio local. Como empresário sinto na pele o abandono deste setor. Muitas vezes a solução está dentro de casa. Temos que ter os pés no chão neste primeiro momento. Sabermos que ainda não temos logística para trazer grandes indústrias, mas o mais concreto é valorizar o comércio. É importante ter a ACE e a prefeitura junta neste processo. Dracena existe demanda e lutaremos para gerar novos empregos. Outro fator importante é poder encubar empresas de fundo de quintal. Produtores de móveis, por exemplo, valorizar os pequenos negócios é vital”, disse Nakano.

Saúde

“Hoje o principal problema do AME são as cirurgias eletivas. Muitas não são realizadas aqui em Dracena. É preciso estudar para saber como melhorar nossos atendimentos no AME. Sobre a dengue, é preciso conscientizar a população e antecipar o problema. Fazer nebulização antes do previsto para evitar a proliferação do mosquito. Não só a dengue, mas os pernilongos são um problema grande na cidade. Sobre o covid, acredito que houve muita manipulação, a dengue, por exemplo, matou muito mais que o covid no início”, disse Juninho.

Jaime Nakano disse que ampliar as parcerias é de suma importância. “Vamos ampliar a parceria com a FUNDEC. A tendência é ela ser ampliada para melhorar os atendimentos para a população. Dracena terá muito suporte na área da saúde”, disse Nakano.

Esporte

“Temos vários planos para o esporte. É preciso decentralizar o esporte e levar ele para os bairros mais afastados. Pensamos em uma parceria com o curso de Educação Física da FUNDEC. Também temos o plano de montar um plano de um centro de excelência na cidade, montarmos seleção do município. É preciso fazer com que a criança estimule a aptidão esportiva. Iremos construir uma quadra poliesportiva para estimular as modalidades. Esporte tem que ser encarado como uma via de educação e saúde. Além das crianças, é preciso fomentar o esporte para a 3ª idade”, disse Juninho.

Educação

“Na educação é preciso ter uma metodologia integrada. Vamos realizar um estudo para avaliar caso a caso na cidade. É preciso manter o dialogo com os professores e estimular as interações entre escolas. Vamos criar competições e selecionarmos destaques das nossas escolas e o professor destaque. Outro fator importante é a construção de novas creches. É preciso realizar um levantamento para saber quais bairros sofrem mais com a falta de vagas na cidade”, explicou Juninho.

Secretarias municipais

“Nossa equipe já está em contato com algumas pessoas para estar a frente das secretarias. Não iremos fatiar a prefeitura, os cargos serão distribuídos para técnicos de cada área. É o momento para um novo modelo e para uma nova política. Temos vontade e vamos fazer algo melhor para Dracena”, finalizou o candidato a prefeito.