Em 2020, o Brasil se aproxima do dia em que será registrado o maior número de empreendedores da história do país. No período de janeiro a setembro, o número de microempreendedores individuais (MEIs) cresceu 14,5% em comparação com o mesmo período de 2019 de acordo com dados da Agência Brasil, atingindo 10,9 milhões de registros.
Em Dracena, o número de MEIs abertos no período de janeiro a setembro do ano que passou para este acompanha o avanço nacional. Segundo informou a assessoria de comunicação da Sebrae-SP, no ano passado nos nove meses foram 227 e, neste ano o número de abertura de novos serviços nestas condições subiu para 267.
Quanto aos MEIs ativos o total em setembro de 2019 chegou a 2.277 e no mês passado, aumentou para 2.642.
Na lista de registros do Sebrae-SP dos MEIs, a atividade que aparece em primeiro lugar é a de cabeleireiros, sendo 241 profissionais, entre 46 homens e 195 mulheres; depois o comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, com 240 representantes, sendo 60 homens e 180 mulheres; seguida de obras de alvenaria com 147 MEIs, desses 145 homens e 2 mulheres. No total de microempreendedores individuais cadastrados na cidade, segundo o Sebrae-SP, são 2.475, totalizando em 1.240 homens e 1.235 mulheres.
Como opção de renda
Os brasileiros vêm optando pelo empreendedorismo não necessariamente por vocação, mas como uma alternativa de renda, uma vez que muitos trabalhadores sofreram com desligamentos após o início da pandemia de coronavírus.
O setor em questão, juntamente com as micro e pequenas empresas, representam 30% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Mesmo diante do cenário de incerteza, a escolha pelo empreendedorismo vem dando oportunidade de aumento de ganhos para muitas famílias. (Com informações assessoria de imprensa)