A atleta dracenense Maria Eduarda Prado de Aquino, “Duda” como é conhecida popularmente, conquistou no último dia 25 de março, em Caraguatatuba, o título inédito de tetra campeã do Pan Americana de jiu-jitsu, pela categoria juvenil de faixa azul, com peso médio de até 58 kg sem kimono.
Duda se destaca com inúmeras conquistas no currículo, e mais uma vez garantiu o mais alto lugar do pódio, defendendo Dracena no Pan Americano Natural Submission – “Submissionwrestlin, também conhecido como submissionfight, submissiongrappling, sportgrappling ou simplesmente como no-gi”.
“Geralmente se refere apenas à forma de competição que não usa o kimono de combate, normalmente são usadas bermudas e camisetas especificas”, esclarece o professor de faixa preta Marcos Hashimoto e técnico da equipe dracenense de Jiu-Jitsu
Além do tetra campeonato, a atleta Duda também conquistou mais uma medalha de ouro, desta vez na seletiva estadual que ocorreu no domingo, 26. Ela lutou e representou Dracena na categoria juvenil faixa azul peso médio de até 60 kg, com kimono.
Além de Duda o atleta Leonardo Higuchi, também conquistou ouro na seletiva estadual na categoria juvenil faixa azul super-pesado.
O atleta e professor Marcos Hashimoto também participou de ambos campeonatos e também conquistou medalhas. Ele lutou na caregoria máster 1 faixa preta peso médio, conquistou a medalha de bronze no Pan Americano Natural Submission e garantiu a medalha de prata na seletiva estadual.
“Disputei na categoria peso médio até 82kg, acima da categoria que costumo competir que é a categoria peso leve até 76kg. Peguei atletas bem mais pesados e mais fortes que eu e mesmo assim consegui bons resultados, isso ajuda bastante minha preparação para o mundial que é o evento mais almejado do ano” ressalta Hashimoto.
Ambos os eventos foram realizados pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo a CBJJE.