Milhares de jovens católicos se reunirão a partir desta terça-feira (23) para acompanhar a visita do Papa Francisco ao Rio de Janeiro na Jornada Mundial da Juventude 2013. Para tornar o evento ainda mais jovial, a direção artística escolheu o cantor Luan Santana como um dos representantes para se apresentar em dois atos centrais.
Convidado pelo diretor Ulysses Cruz – que já dirigiu o programa Criança Esperança da Globo, Luan diz que se “sente abençoado” por ter a oportunidade de cantar para o papa. “Nunca imaginei representar a juventude, ainda por cima em um evento tão especial como esse. Estou ansioso. Vai ser pura emoção”, disse ele.
Luan vai cantar a música “Oração de São Francisco” em algum momento da Vigília ainda não especificado, que acontece da tarde de sábado (27) até domingo (28). O cantor também será um dos 50 integrantes que montarão simbolicamente uma igreja, durante encenação no palco de Guaratiba.
Em entrevista coletiva realizada no mês de junho, Ulysses disse que Luan Santana fará tudo diferente do que já fez no palco e a canção terá arranjos que “vêm lá do tempo de São Francisco”. “Nós o convidamos porque ele é um exemplo, não está envolvido em escândalos, tem uma trajetória bonita, era um menino pobre e se superou. Ele eu sei que canta de verdade”.
Fafá de Belém
No total serão 300 cantores da música católica mundial que se apresentarão na JMJ. Entre eles estará Fafá de Belém, que é a única cantora do mundo a se apresentar para três papas. Em 1997, cantou para o papa João Paulo II, no Maracanã, no IIº Encontro Mundial do Papa com as Famílias. Já em 2006, o Papa Bento XVI recebeu Fafá cantando “Ave Maria” em Valência, na Espanha, durante o evento do Vº Encontro Mundial do Papa com as Famílias.
Diferentemente de suas duas últimas apresentações aos pontífices, Fafá irá cantar na Cerimônia de Acolhida do Papa, no dia 25, a música inédita composta pelo padre Fábio de Melo “Eu Sou de Lá” – canção-tema do Círio de Nazaré e que faz parte do EP da cantora, lançado em junho para celebrar a vinda do papa Francisco.
Emocionada, Fafá disse, em entrevista exclusiva ao UOL, que nunca imaginou se apresentar logo após a coreografia de Círio de Nazaré. “É maravilhoso esse momento porque representarei a região Norte do Brasil. Foi de onde eu vim e onde acontece a maior manifestação religiosa Católica do Brasil”, comemorou.
De acordo com a cantora, a divulgação da música na JMJ vai auxiliar na venda de seu EP e a renda continuará a ser revertida para a Arquidiocese de Belém. “Já conseguimos completar o segundo andar da Paróquia Beato João Paulo II. Depois dessa divulgação na JMJ é possível que consigam terminar o andar de cima e também possamos pensar na construção da capela”, disse ela.