A Federação Internacional de Futebol (Fifa) anunciou nesta sexta-feira (11) os finalistas do Fifa The Best, que condecora os melhores jogadores da temporada. O brasileiro Alisson, do Liverpool (Inglaterra), é um dos três concorrentes ao prêmio de melhor goleiro do mundo. Já o meia uruguaio Giorgian De Arrascaeta, do Flamengo, disputa com mais dois indicados o prêmio Puskás, de gol mais bonito. Os vencedores serão anunciados no próximo dia 17, em cerimônia on-line.
Atual ganhador da premiação de melhor goleiro, Alisson tem como adversários o alemão Manuel Neuer (Bayern de Munique, da Alemanha) e o esloveno Jan Oblak (Atlético de Madri, da Espanha). Arrascaeta – selecionado pelo golaço de bicicleta na vitória do Flamengo por 3 a 0 sobre o Ceará, pela Série A do Campeonato Brasileiro em 2019 – disputa o Puskás contra o atacante compatriota Luís Suarez (hoje no Atlético de Madri, mas que defendia o Barcelona, da Espanha) e o meia sul-coreano Son Heung-Min, do Tottenham (Inglaterra).
O argentino Lionel Messi (Barcelona), o português Cristiano Ronaldo (Juventus, da Itália) e o polonês Robert Lewandowski (Bayern de Munique) são os finalistas ao prêmio de melhor jogador entre os homens.
Representante brasileiro entre os indicados, o também atacante Neymar ficou fora do top-3. Depois que a lista foi divulgada, o jogador do Paris Saint-Germain (França) fez uma brincadeira pelo Twitter, por meio de emojis, dizendo que, como não deu certo no futebol, viraria atleta de basquete – e depois gamer.
As listas prévias à definição dos finalistas foram elaboradas por um painel de ídolos da modalidade selecionados pela Fifa, o Fifa Legends. A votação, a partir daí, envolveu treinadores e capitães das seleções nacionais, jornalistas de países vinculados à entidade e o público (pela internet). O voto de cada grupo tem peso igual (25%), enquanto no Puskás a votação popular tem peso maior (50%). As escolhas foram computadas até a última quarta-feira (9).
O Brasil ainda concorre ao prêmio The Best de torcedores, que premia as melhores demonstrações de amor ao esporte. A trajetória do pernambucano Marivaldo Francisco da Silva, que percorre 60 quilômetros a pé, por 12 horas, para assistir aos jogos do Sport, é uma das finalistas. Em 2019, a história ganhadora foi a da paulista Silvia Grecco, que leva o filho Nickollas, que é deficiente visual, às partidas do Palmeiras e narra o que acontece em campo a ele, que é fanático pelo Verdão.
Confira, abaixo, os demais finalistas:
Melhor jogadora do mundo
Lucy Bronze (lateral inglesa – Manchester City, da Inglaterra)
Pernille Harder (atacante dinamarquesa – Chelsea, da Inglaterra)
Wendie Renard (zagueira francesa – Lyon, da França)
Melhor goleira do mundo
Christiane Endler (chilena – Paris Saint-Germain)
Alyssa Naeher (norte-americana – Chicago Red Stars, dos Estados Unidos)
Sarah Bouhaddi (francesa – Lyon)
Melhor treinador(a) de futebol feminino
Emma Hayes (inglesa – Chelsea)
Jean-Luc Vasseur (francês – Lyon)
Sarina Wiegman (holandesa – Seleção da Holanda)
Melhor treinador de futebol masculino
Marcelo Bielsa (argentino – Leeds United, da Inglaterra)
Hans-Dieter Flick (alemão – Bayern de Munique)
Jürgen Klopp (alemão – Liverpool)
(Lincoln Chaves – Repórter da TV Brasil e da Rádio Nacional)