Na terça-feira que passou ocorreu a assembleia do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Nova Alta Paulista (CISNAP), para o encerramento do exercício de 2020, na sede da OAB de Dracena.

O CISNAP vem sendo instrumento de grande auxílio aos municípios da região da Nova Alta Paulista em gestões conjuntas na área da saúde, desde a mudança de sua estrutura no ano de 2017 e mudança de seu formato em 2018.

A atual gestão do CISNAP, formada pelo  presidente eleito, Juliano Brito Bertolini, prefeito de Dracena, vice-presidente, Fernando Barberino e secretária executiva Keila Nepomuceno, apresentaram o CISNAP aos novos prefeitos eleitos. Estiveram presentes representantes dos 11 municípios que compõem o CISNAP, que foram conhecer a evolução do Conselho nos últimos quatro anos.

O CISNAP, desde sua mudança em 2017, tem tido uma grande evolução, tanto no seu campo de atuação como no modo de se compor a sua administração. Em 2017, quando da mudança de gestão do CISNAP, existiam diversas dívidas a longo prazo, a ordem cronológica de pagamentos não era espeitada e existiam encargos previdenciários sem pagamento. Com muito empenho, a atual gestão do CISNAP conseguiu quitar diversas dívidas de longo prazo, parcelou os encargos previdenciários em atraso e, ainda, respeita todas as normas de contabilidade pública. Durante os seus últimos quatro anos de atuação houve um crescimento exponencial de sua atuação junto aos municípios.

O CISNAP teve suas contas aprovadas pela primeira vez na história, desde sua criação em 1998, tendo o Balanço Geral do Exercício de 2018 sido aprovado diante do Tribunal de Contas do Estado.

Um ponto importante é a atuação do CISNAP em auxílio aos municípios na área da saúde, tendo contribuindo com diversos tipos de serviços que são de extrema importância aos cidadãos da região. Atualmente, o CISNAP disponibiliza aos Municípios Consorciados, serviços na área da saúde, de especialidades médicas, bem como de exames laboratoriais de análises clínicas, exames de imagem, e castração animal através de Edital de Credenciamento em aberto e, ainda, transporte de pacientes, laboratório de análises próprio, plantão em estado de disponibilidade.

Um exemplo é que em 2017 foram prestados, em média, 155.737 serviços dos mais variados tipos e, em 2020, foram prestados em média, 301.375, até o fechamento desta matéria.

Importante destacar que o CISNAP foi de grande importância no enfrentamento à Pandemia do Novo Coronavírus por parte dos Municípios. Além de auxiliá-los nas compras de equipamentos, de exames e testes rápidos de forma eficiente e econômica, ainda possibilitou a realização de diversos exames imprescindíveis por conta dos Credenciamentos em aberto. Ainda, batalhou de forma intensa para que, junto à Santa Casa de Dracena, fossem criados os leitos de UTI em isolamento.

Para os próximos anos, o CISNAP possui diversos projetos já em análise e alguns em início de execução, como o Serviço de Inspeção Municipal – SIM, Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Iluminação Pública. Além de continuar auxiliando aos Municípios em suas gestões em saúde. (Com informações da Assessoria de Imprensa do CISNAP)