Superar os limites do corpo e da mente. Essas duas palavras resumem bem, a vida de qualquer esportista, sendo ele profissional ou amador em treinamentos e competições para superar as “barreiras pelo caminho do esporte”, e é dessa maneira, que noves atletas da Associação de Pessoas com Deficiência física (Adef) Superando Limite (Suli) de Dracena, preparam-se nos treinamentos paras as disputas em provas do atletismo e da natação, para o 61º Jogos Regionais de Osvaldo Cruz.
O evento esportivo regional tem início previsto para o próximo dia 18, com a abertura oficial no dia 20, às 19h, no Conjunto Esportivo Jubileu de Ouro, mas sob o comando técnico de atlestimo e professor de educação física, Vagner Cavalcante, desde o começo do ano, os atletas da Adefi Suli de Dracena que irão representar a cidade nas disputas dessas duas modalidades esportivas, vem se preparando para os Jogos Regionais.
Segundo o professor de educação física e técnico de atletismo, os atletas portadores de deficiência física da Adefi Suli já vêm trabalhando com a parte do desenvolvimento físico e mental e que nesses últimos meses e até antes da competição dos Jogos Regionais, os treinamentos voltados à flexibilidade e força com os atletas deficientes (ACD), para se adequar a modalidade do atletismo e também da natação.
Conforme Vagner Cavalcante, esse será o terceiro ano que os atletas deficientes da Adef Suli irão disputar os Jogos Regionais na modalidade de atletismo, que segundo o mesmo, no primeiro ano de participação da entidade, um atleta que competiu acabou conquistando três medalhas de ouro e na última edição, quatro atletas competiram e conquistaram nove medalhas ao todo, sendo: seis medalhas de ouro, duas pratas e uma bronze.
De acordo com Cavalcante, neste 61º Jogos Regionais de Osvaldo Cruz, nove atletas com deficiência (ACD), entre cadeirantes, amputados, paralisia infantil e cerebral e hemiplégico, com média de idade de 20 a 39 anos irão competir em provas de arremesso de peso e lançamento de dardo e disco do atletismo.
Segundo o professor de educação física e técnico de atletismo, as competições do atletismo e da natação ocorrerão entre os dias 22 e 25 a 27, respectivamente.
Ainda de acordo com ele, dos nove atletas, cinco deles irão disputar também, em provas da natação, sendo a primeira vez que irão competir na modalidade esportiva em Jogos Regionais.
“A tendência é de termos resultados positivos, pois aumentou o número de atletas com deficiência”, disse Vagner Cavalcante, sobre a expectativa de conquistas de medalhas nesta edição dos Jogos Regionais em comparação aos anos anteriores.
Associação Adef Suli Dracena
Atualmente, a Associação de Pessoas com Deficiência Física Superando Limites (Adef Suli), atende cerca de 40 a 50 assistidos entre crianças e adultos, com trabalhos voltados na fisioterapia, musicalização como: coral e aulas de instrumentos musicais, atendimentos e suporte de profissional na área da Assistência Social e também do esporte.
A entidade não governamental é presidida por Josmar Delovo, no qual ela é mantida através repasses públicos, eventos beneficentes realizados anualmente em prol da associação e de doações.