Logo cedinho na manhã, 22, a técnica de enfermagem Sueli Alves Machado, 61 anos, que atua no Centro Municipal de Atendimento à Covid (CEMAC) recebeu a primeira dose da vacina CoronaVac.
O município de Dracena recebeu a primeira remessa com 1.080 doses por volta das 22h30, desta quinta-feira, 21, na Policlínica Municipal.
Sueli atua há 30 anos na área da Saúde e desde o início da pandemia trabalha no CEMAC. Ela estava emocionada e muito grata por ter a oportunidade de receber a vacina. “Agradeço a todos, incluindo ao prefeito André Lemos. Nestes 30 anos de função nunca vivemos nada parecido com o que vem ocorrendo nesta pandemia. O coronavírus é uma doença traiçoeira, às vezes observamos pacientes que chegam até a nós em um estado que não apresenta gravidade, mas depois o quadro se agrava e quando ficamos sabendo, a pessoa entrou em óbito. É preciso seguir todos os cuidados”, afirmou.
Sueli disse ainda que no CEMAC os pacientes são orientados e os atendimentos ocorrem da melhor maneira possível. O prefeito André Lemos e a secretária de Saúde, Rosemary Souza, acompanharam o ato.
A enfermeira Karina Akiyama, responsável pela Vigilância Epidemiológica pontuou que neste primeiro momento, a campanha contemplará profissionais da linha de frente da Saúde, que atuam na Santa Casa; Pronto Atendimento Municipal (PAM); CEMAC; Pronto Atendimento da Unimed; Ambulatório Médico de Especialidades (AME); Laboratórios São Lucas; Dracena e Trianon; e 3 instituições que atendem idosos, sendo Casa dos Velhos; Lar Sã Doutrina e Casa de Repouso Mariana Ramos (Dracena e Jamaica).
Karina deixou claro que em outro momento, todos os demais profissionais de Saúde do município receberão a vacina, não importando se atuam em clínicas particulares ou não, porém na ocasião será divulgado amplamente.
A equipe que trabalhará nesta etapa da vacinação será formada por 25 profissionais, entre vacinadores e demais.