A semana epidemiológica, que levada em conta os dias onde há divulgação oficial dos casos confirmados de covid-19 por parte da prefeitura municipal, fechou como a pior desde o início da pandemia.
O Jornal Rregional e Portal Regional atualiza diariamente a situação dos casos na cidade. Em 1º de abril, data da primeira confirmação da doença na cidade, até ontem, 5, foram confirmados 2.243 casos do novo coronavírus em Dracena. Apenas entre os dias 1 e 5 deste mês foram 200 confirmações.
Com isso, a média móvel, critério levado em conta para evitar a subnotificação dos finais de semana, está em 28,5 casos por dia na cidade. Também é possível afirmar, de acordo com o levantamento realizado pela reportagem, que é o pior cenário desde o início da pandemia.
Outro critério levando em conta é o aumento de novos casos em comparação à semana anterior. O aumento foi de 12,9%. Diferente do que está sendo visto na DRS 11, que ontem marcou queda de 8,5% de novos casos.
Ao todo, em 36 dias deste ano, foram 794 novos casos da doença na cidade. Esse número representa um aumento de 53,6% dos casos neste ano. Ou seja, um pouco mais de um terço dos casos na cidade aconteceram em 2021.
De acordo com o gráfico abaixo, hoje, 6, Dracena vive o pico de contágio da doença.
A taxa de letalidade em Dracena está em 1,8%. Isso significa que a covid-19 mata menos em Dracena do que no restante do Estado de São Paulo, que ontem marcou uma taxa de letalidade em 3%. No país, essa taxa é de 2,4% e no mundo 2,2%.
Já na DRS 11, Departamento Regional de Saúde, a qual Dracena faz parte, a taxa de letalidade está em 2,37%, também acima do registrado em Dracena.
Boletim diário com mais 33 confirmações
A prefeitura municipal, através da Secretaria de Saúde e Higiene Pública, divulgou ontem,5, o boletim informativo com a atualização de casos de covid-19 na cidade.
Foram confirmados mais 33 novos casos da doença em relação ao boletim da última quinta-feira, 4. Ao todo, já foram 2.243 confirmações da doença em Dracena. Deste total, dez dracenenses estão em tratamento hospitalar e 286 pessoas em isolamento domiciliar.
São consideradas curadas do novo coronavírus 1.905. O número total de casos ativos na cidade está em 296 pessoas. Além disso, a cidade acumula 56 casos suspeitos aguardando resultados dos exames. Destes suspeitos, um está em tratamento hospitalar e 55 em isolamento domiciliar.
Ocupação na Santa Casa
O boletim de ontem, 5, da Santa Casa de Dracena sobre o covid-19 informava que nove pacientes positivos para a doença estavam internados na UTI COVID e outros dez, que também testaram positivo para a covid-19, estavam em tratamento na enfermaria, com isso, eram 19 internações com pacientes positivados.
Com relação aos casos suspeitos do novo coronavírus, existem três pacientes internados no hospital, sendo um deles na UTI.
Vale lembrar que a Santa Casa atende moradores de todos os moradores da microrregião de Dracena
Com isso, a Santa Casa de Dracena volta a ter 100% dos leitos de UTI ocupados para a covid-19 somando-se os nove casos confirmados e um suspeito.
Já os leitos de enfermaria estão com 85.7% de ocupação entre suspeitos e confirmados para a covid-19.