A prefeitura municipal, através da Secretaria de Saúde e Higiene Pública, divulgou ontem, 12, o boletim informativo com a atualização de casos de covid-19 na cidade.
Foram confirmados mais 67 novos casos da doença em relação ao boletim da última quarta-feira, 11. Ao todo, já foram 2.501 confirmações da doença em Dracena. Deste total, 19 dracenenses estão em tratamento hospitalar e 404 pessoas em isolamento domiciliar, segundo a prefeitura local.
São consideradas curadas do novo coronavírus 2.033 pessoas. Além disso, a cidade acumula 70 casos suspeitos aguardando resultados dos exames. Todos os suspeitos em isolamento domiciliar de acordo com a prefeitura.
Casos ativos
O número total de casos ativos na cidade está em 423 pessoas. Os casos ativos são aquelas pessoas que neste momento estão portando o vírus. É vital que se faça o isolamento corretamente.
Em comparação com Presidente Prudente, maior cidade do DRS 11 e com cinco vezes mais habitantes que Dracena, o número de casos ativos é assustador. Em Prudente, 394 pessoas portam o vírus atualmente.
Vale lembrar que se uma pessoa que está com o vírus positivado em isolamento social for flagrada descumprindo recomendações médicas ela pode responder criminalmente por cometer um delito contra a saúde pública.
Mais de mil confirmados em 2021
Nos primeiros 43 dias do ano, Dracena já registrou 1.041 casos de covid. Isso significa que 41,6% dos casos confirmados da doença na cidade foram registrados este ano.
Se formos levar em consideração a média móvel dos casos nestes 43 dias, são 24,2 confirmações por dia na média calculada pelo levantamento realizado pela reportagem do Jornal Regional e Portal Regional.
UTI da Santa Casa de Dracena segue com 100% de ocupação, enfermaria está próxima de lotação máxima
O boletim de ontem, 12, da Santa Casa de Dracena sobre o covid-19 informava que dez pacientes positivos para a doença estavam internados na UTI COVID e outros doze, que também testaram positivo para a covid-19, estavam em tratamento na enfermaria, com isso, eram 22 internações com pacientes positivados.
Com relação aos casos suspeitos do novo coronavírus, não existem pacientes internados no hospital.
Vale lembrar que a Santa Casa atende moradores de todos os moradores da microrregião de Dracena
Com isso, a Santa Casa de Dracena volta a ter 100% dos leitos de UTI ocupados para a covid-19 somando-se os dez casos confirmados.
Já os leitos de enfermaria estão com 85,7% de ocupação entre suspeitos e confirmados para a covid-19. São 12 leitos de enfermaria exclusivos para a covid que estão ocupados dos 14 disponíveis no hospital.
Crescimento desenfreado
Como é possível notar no gráfico abaixo elaborado pela reportagem do JR, entre 24 de agosto e 16 de setembro, a cidade Dracena viveu a primeira onda de contágio durante a pandemia do novo coronavírus.
Neste período de 24 dias, a média móvel de novos casos estava em 13,7. Durante praticamente um mês, Dracena registrou uma estabilidade de novos casos da doença. Diferentemente do que visto entre agosto e setembro de 2020, entre 4 de janeiro e 12 de fevereiro, não é possível notar estabilização de novos casos.
O gráfico indica um crescimento escalonado e continuo neste período de 40 dias. Até aqui, não há sinais de estabilização do contágio, muito menos de queda. Para ser ter ideia, a média móvel neste período marca 26 novos casos por dia em média.
Ou seja, durante quarenta dias, Dracena não conseguiu conter o avanço da doença em nenhum momento e o gráfico mostra isso.
O que fazer agora?
A única forma de evitar que a situação piore é fazendo o distanciamento social de forma correta. Ligue para o 190 da Polícia Militar para denunciar aglomerações. Não existe outra saída a não ser seguir a risca o isolamento social, o uso de máscaras e álcool em gel, além de evitar aglomerações.
Com a Santa Casa local praticamente cheia, é possível que não exista como tratar casos graves da doença.
Hoje, a taxa de letalidade da doença está em 2,19%. A tendência, caso a situação siga se agravando como é possível prever, é que este número aumente nas próximas semanas.