O Ministério Público de São Paulo, através da 1ª Promotoria de Justiça de Dracena, recomendou ao executivo municipal na tarde de ontem, 16, que a cidade de Dracena passe para a fase vermelha do Plano SP, a mais restritiva do plano de flexibilização estadual por pelo menos 15 dias.
O documento assinado pelos três promotores do município (Antonio Simini Jr, Rufino Eduardo Galindo Campos e Ruy Fernando Anelli Bodini) leva em consideração diversos fatores para tal recomendação. A principal delas é a ocupação máxima dos leitos de UTI exclusivos para a covid-19 na Santa Casa local desde o dia 5 deste mês.
Além disso, o disso, o documento assinado pelos promotores afirma que Dracena é referência no setor de saúde para as outras cidades da Nova Alta Paulista e é necessário tentar conter o avanço da doença.
Outro fator levado em conta é o critério de avaliação, já que os casos seguem crescendo nas últimas semanas é será necessário uma resposta eficiente da saúde municipal nas próximas semanas.
Reunião do CISNAP decidirá próximos passos
Por meio de nota enviada pela assessoria de imprensa da prefeitura de Dracena, foi informado que o executivo municipal recebeu a recomendação do Ministério Público a respeito da regressão para a fase vermelha.
“Segundo o prefeito André Lemos, o assunto será tratado em reunião do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Nova Alta Paulista (CISNAP), na tarde desta quarta-feira, 17, na sede da OAB”, disse a nota.