A Prefeitura de Dracena, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está desenvolvendo atividades relacionadas ao mês do autismo. A conscientização surgiu através das Organizações das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007, em que foi definido o Dia Mundial da Conscientização do Autismo na data de 2 de abril. O Autismo ou TEA (Transtorno do Espectro Autista) caracteriza-se por déficit relacionado à comunicação social e comportamental e o termo espectro é usado por ser de grande abrangência, com vários níveis de comprometimento.
A Secretaria de Educação de Dracena atende alunos com autismo ou TEA, na rede regular de ensino e Atendimento Educacional Especializado (AEE). Os atendimentos também ocorrem em parceria com a Associação de Pais e Alunos dos Excepcionais de Dracena (APAE) e o Centro de Atendimento da Equipe Multidisciplinar (CAEM).
Ações planejadas sobre a conscientização foram e estão sendo desenvolvidas com profissionais da educação e familiares de autistas. No dia 26 de março aconteceu reunião com a professora Formadora Lucicarla Foratto Monte, do Núcleo Pedagógico desta secretaria e mães de alunos para tratar sobre o assunto. Na oportunidade, abordaram também assuntos referentes às redes de educação estadual, municipal e particular com apresentações e discussões formativas. Já no dia 30 de março, foi realizada palestra com o psicólogo Amauri Costa sob o tema “O trabalho com alunos autistas no ensino regular em tempos de pandemia” sendo uma iniciativa de gestores da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Infantil “Profa. Luiza Rossa Ribeiro” com contribuições a respeito da análise do comportamento, destinada aos professores de alunos autistas e coordenadores pedagógicos da rede municipal.
A secretária de Educação Juliana Corrêa Pereira da Silva salienta que “a educação especial é uma importante modalidade da educação escolar e todas as ações que vem sendo planejadas e realizadas visam contribuir ao desenvolvimento dos alunos, preparo dos docentes e cooperação aos familiares dos estudantes”.
Para o dia 28 de abril está prevista uma live direcionada ao tema que será destinada aos profissionais da rede municipal de educação, pais e comunidade local.