Os dois times possuem “vantagens” na final da Copa Paulista de Futsal. As equipes chegam para a primeira partida da decisão com campanhas parecidas. O histórico do ano aponta uma vitória para cada lado. Como está nítido, o tom é de equilíbrio às vésperas do confronto Dracena x Taubaté, que será realizado nesta quarta-feira (13), às 20h15, no Ginásio de Esportes Alaor Ferrari, em Dracena. Resta saber se, na prática, esta equiparação permanecerá.
Somando a pontuação ao longo das três fases anteriores, o Taubaté leva vantagem por dois pontos. Enquanto os taubateanos alcançaram 19 pontos até o momento (seis vitórias, um empate e duas derrotas), os dracenenses registraram 17 (cinco vitórias, dois empates e duas derrotas).
Por isso, o time do Vale do Paraíba possui duas vantagens nesta decisão: fazer o segundo jogo em casa – na sexta-feira (15), às 19h30 – e ser campeão em caso de igualdade na prorrogação – que só será realizada se cada time vencer um jogo ou em caso de dois empates.
Se por um lado o Taubaté pode jogar por três empates e contar com a força de sua torcida na última partida da decisão, o Dracena tem a vantagem de viajar menos para entrar em quadra. A equipe só vai pegar a estrada e encarar os temíveis 700km que separam as duas cidades após o primeiro duelo da final. Depois, a viagem de volta já vai ser com o título definido. Enquanto isso, os taubateanos encararam as cerca de 12 horas nesta terça-feira (12) e vão completar um dia na estrada com o percurso de volta, antes do segundo confronto.
– A distância desgasta muito. As pernas ficam pesadas, ainda mais no curto período de tempo entre os jogos. Então, temos que tentar nos superar e deixar isso de lado – disse o ala Rômulo.
O histórico recente do confronto aumenta este tom de equilíbrio. As duas equipes se enfrentaram duas vezes neste ano, pela primeira fase da Liga Paulista. E os times venceram quando jogaram ao lado dos seus torcedores. No dia 7 de abril, Dracena fez 6 a 3, e em 15 de junho, Taubaté devolveu, com 2 a 1.
A equiparação é completada quando os elencos são analisados. De um lado, a equipe da Nova Alta Paulista tem como um dos destaques o ala/pivô Rafa Martins, artilheiro da competição com 13 gols. Do outro, o time do Vale do Paraíba possui no ala Dieguinho o ponto de desequilíbrio. Ele foi o autor do gol da classificação sobre o Pulo do Gato. A cereja do bolo neste duelo para lá de nivelado (pelo menos na teoria) é o técnico Edilson Leite, que comandou o Taubaté no começo do ano e agora está no Dracena.
– Acredito que os dois jogos serão definidos pelos detalhes. Quem estiver mentalmente muito bem vai levar o caneco – falou o comandante.