Personagem principal nos noticiários de todo o Brasil em 2021, a vacina contra a covid-19 é aguardada ansiosamente pela maioria da população nacional. Mas, paralelamente à campanha de vacinação contra o novo coronavírus, está acontecendo a campanha de vacinação contra a gripe comum, que acontece tradicionalmente todos os anos. A vacina protege dos principais tipos de gripe – H1N1, H3N2 e tipo B.

Em Dracena, de acordo com Vigilância Epidemiológica local, foram estimadas 5.828 pessoas que podem ser vacinadas. Porém, este ano a adesão desta campanha está bem abaixo do normal. Até agora, apenas um terço da população alvo foi vacinada até a última segunda-feira, 26.

Das 5.828 doses disponíveis, até agora apenas 1.929 pessoas se vacinaram. Isso representa somente 33% das pessoas que podem se vacinar. Do público alvo, até agora, a maior adesão foi a de crianças de 5 anos. Ao todo 298 crianças se vacinaram do público alvo de 450, representando 66% do total de crianças nesse público.

Curiosamente, o pior índice ficou por conta dos profissionais de saúde. Das 2.840 que podem ser vacinadas na cidade, apenas 399 compareceram para se proteger do vírus da influenza este ano. Somente 14% dos profissionais da saúde já se imunizaram contra a gripe comum.

Bebês entre seis meses à dois anos tiveram 50% de adesão. Já as crianças de 2 à 4 anos a adesão foi um pouco maior, de 53%. As gestantes tiveram adesão de 31% e as puérperas, que são as mulheres que deram a luz recentemente, representa apenas 35%.

A campanha de vacinação começou na cidade no último dia 10.   O público alvo é de crianças de seis meses a menores de 6 anos (não pode ter 6 anos completos, devem ter 5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres pós parto até 45 dias).

Serviço

Desde ontem, 26, a prefeitura dividiu a vacinação em dois locais distintos. Os profissionais de saúde se vacinam na EMEFI Luiza Rossa Ribeiro, de segunda a sexta das 8h às 13h. É preciso levar holerite, documento com foto e caderneta de vacinação. Também carteira profissional. Caso tenha tomado outra vacina é preciso esperar por 15 dias. Gestantes e puérperas também podem ir à Emefi.

Já os bebês de 6 meses e crianças menores de 6 anos, deverão ser levados na Sala de Vacinação da Policlínica (Bairro São Cristóvão), das 7h às 13h. É importante levar a caderneta de vacinação.