A sede da 1ª Cia da Polícia Militar de Dracena, do 25º Batalhão, que pertencem os municípios de Ouro Verde e Junqueirópolis, foi palco na manhã desta quarta-feira, do terceiro e último dia do ato entrega de Láureas de Mérito Pessoal para 14 policiais da corporação que fizeram jus a concessão da medalha.

As Láureas foram entregues na segunda-feira, 17, terça-feira, 18 e nesta quarta-feira, 19, com cinco policiais sendo laureados por dia seguindo as medidas de prevenção a covid-19. O ato sem a presença de público externo, entre eles os familiares dos laureados, contou com as presenças do policiamento de serviço normal  e dos que trabalham na administração, ao comandante da companhia, capitão Marcelo Cavalcante, do comandante do Batalhão,  tenente coronel Márcio, e do subcomandante do Batalhão, major Ivan.

As Láureas de Mérito Pessoal é uma medalha graduada até o 5º grau, como reconhecimento ao policial pelos bons serviços prestados a comunidade, sua desenvoltura no atendimento de ocorrência complexas, tirocínio, dedicação e determinação. Além disso, a láurea é uma forma de estimulo ao longo dos 35 anos de serviço sendo que pode graduar esse reconhecimento por cinco vezes ao longo dos anos.

A Láurea em quinto e quarto grau é de couro preto e metal e prata, a de terceiro grau e em segundo grau é em couro vermelho e metal dourado e a de primeiro grau em couro branco e metal esmaltado nas cores da bandeira Paulista. As Láureas são propostas e concedidas pelos superiores hierárquicos e quanto maior o grau, mais alta é a autoridade que pode concedê-la.

A de primeiro grau, por exemplo, só pode ser outorgada pelo Comandante Geral da Polícia Militar. “O evento foi breve, simples e singelo. Nem por isso e menos importante e emotivo ao policial contemplado”, comentou o capitão Marcelo Cavalcante. Todos os policiais laureados receberam homenagem do tenente coronel Márcio, comandante do  Batalhão e do major Ivan, sub comandante do Batalhão.

No ato foram apresentados vídeos com homenagens dos familiares dos policiais laureados que não puderam estar presentes. Receberam as Láureas os policiais militares sargento Rezende (3º grau), cabo Luzinete (2º grau), cabo Suely Dias (3º grau), cabo Alessandro (3º grau), soldado Zancanaro (5º grau), cabo Marcos (2º grau), cabo Souza (2º grau), soldado Thiago (4º grau), soldado Leiswladio (3º grau), cabo Madureira (2º grau), cabo Gama (3º grau), cabo Fagner (3º grau), soldado Paulo (3º grau) e cabo Mioki (5º grau).