O dia 20 de Maio é uma data especial para Dracena. Foi neste dia em 1978, na época que a cidade milagre graças ao então prefeito e saudoso Paulo Tahara, num trabalho político e uma visão administrativa, conquistou a instalação do Corpo de Bombeiros ao nosso município.

Nesta quinta-feira, apesar da importância da data e por causa das medidas de prevenção a Covid-19, a corporação não houve solenidade com a presença de público, mas a conquista foi lembrada com uma entrevista concedida no Jornal da Liberal FM e ao Jornal Regional, pelo Capitão Diego de Oliveira Pecoraro, comandante do 3º Subgramento de Bombeiros, que abrange além de Dracena, os municípios de Adamantina e Osvaldo Cruz.

Pecoraro disse que são 43 anos de serviços prestados no município em prol a população. Ele explicou ainda que em 20 de Maio de 1978 iniciaram-se os serviços de Posto de Bombeiros de Dracena que passou a ser denominado 1º Pelotão de Bombeiros subordinado ao Grupamento com sede em Presidente Prudente. “Desde a época de instalação a gente vem observando cada vez mais a estruturação dos serviços e a especialização dos bombeiros, vários deles que passaram por aqui, dos ex-comandantes, todos eles deixaram a contribuição para a gente estar comemorando essa data festiva e podendo prestar serviço de qualidade a população. Aproveito para parabenizar nossos bombeiros que 24 horas por dia e nos sete dias da semana atendem os chamados e as emergências sempre buscando melhorar a qualidade de serviço e na estrutura de trabalho”, afirmou o capitão Pecoraro.

O Pelotão de Bombeiros de Dracena, cuja sede funciona atrás do Terminal Rodoviário, na Vila Barros, atende através da Unidade de Resgate, em sua maioria ocorrências de acidentes no trânsito, entre elas, queda de motos, colisão entre motos e veículos, com os serviços de primeiros socorros as vítimas e o seu devido encaminhamento aos Prontos Atendimentos Municipais em uma área composta por 13 cidades, além de atendimentos em menor número de incêndios em vegetação, edifícios e também em outros casos de emergências e de salvamento diariamente, sempre com o objetivo de salvar vidas.

Cedidas – Fotos clicadas ao longo dos anos mostram o trabalho dos bombeiros instalado há mais de quatro décadas em Dracena